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Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objetivo deste trabalho é tentar dar um contributo para a perceção da
necessidade de compreender que a adoção de inovações numa organização é em primeiro
lugar determinada pela dimensão cultural do CEO e pela sua capacidade de exercer
influência enquanto líder.
Que ele deve ser o motor das inovações permitindo que a organização se autonomize - que
a deixe crescer e oriente na sua caminhada - e que saiba posicionar-se com a distância
devida, quando for mais conveniente para toda a estrutura. Este posicionamento não
significa alheamento das circunstâncias inerentes ao “crescimento” que a organização
enfrenta, mas antes estar nos bastidores a observar e a desenvolver uma gestão de
influência, levando os colaboradores a fazerem correções de trajeto por compreensão da
necessidade do todo e não pela sua atuação enquanto líder omnipresente.
Demasiadas vezes é dada ênfase à inovação nalgumas empresas ou sectores, quando na
verdade o que acontece não é mais de que operações de cosmética, pouco consistentes e
tudo menos perenes. No entanto, muito há para descobrir sobre os fatores relacionados
com as tomadas de decisão relativas à adoção de inovações e de como a probabilidade de
adoção de inovações pode ser aumentada.
A inovação é um instrumento que as organizações têm para tentar garantir um
reconhecimento e um posicionamento na mente dos clientes. A sua sobrevivência estará
inexoravelmente ligada à sua capacidade de se reinventar. Existem várias dimensões inferir
da capacidade de inovação de uma organização. Neste estudo vamos abordar a dimensão
pessoal do líder enquanto motor e dinamizador dos processos de inovação da organização
Description
Keywords
Inovação Difusão Adoção Implementação Organização