Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Vaz, Cláudia Sofia Marques | |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T13:48:39Z | |
dc.date.available | 2018-02-05T13:48:39Z | |
dc.date.issued | 2017-12-07 | |
dc.description.abstract | O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do percurso que realizei ao longo das diferentes práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, experiências educativas implementadas e dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo no contexto do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação procura perceber qual a influência de propostas educativas não sexistas na alteração dos estereótipos de género dos alunos de uma turma do 2.º ano. Este estudo permitiu-me realizar um inquérito inicial, realizando assim um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, foram desenvolvidas atividades não sexistas; e, por fim, repetiu-se o mesmo inquérito, de forma a perceber se teria havido alteração nas respostas dos alunos. Os dados indicam algumas alterações das respostas apresentadas nos inquéritos, o que poderá revelar que a realização destas atividades teve influência sobre as ideias dos participantes relativamente aos papéis de género. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201843269 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2999 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Estereótipo de género | pt_PT |
dc.subject | Educação não sexista | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title.alternative | A influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RelatórioPES_CláudiaVaz_2017_MEPE1CEB.pdf
- Size:
- 2.29 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: