Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorVaz, Cláudia Sofia Marques
dc.date.accessioned2018-02-05T13:48:39Z
dc.date.available2018-02-05T13:48:39Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.description.abstractO relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do percurso que realizei ao longo das diferentes práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, experiências educativas implementadas e dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo no contexto do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação procura perceber qual a influência de propostas educativas não sexistas na alteração dos estereótipos de género dos alunos de uma turma do 2.º ano. Este estudo permitiu-me realizar um inquérito inicial, realizando assim um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, foram desenvolvidas atividades não sexistas; e, por fim, repetiu-se o mesmo inquérito, de forma a perceber se teria havido alteração nas respostas dos alunos. Os dados indicam algumas alterações das respostas apresentadas nos inquéritos, o que poderá revelar que a realização destas atividades teve influência sobre as ideias dos participantes relativamente aos papéis de género.pt_PT
dc.identifier.tid201843269pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2999
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEstereótipo de géneropt_PT
dc.subjectEducação não sexistapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeA influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioPES_CláudiaVaz_2017_MEPE1CEB.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: