Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Otimização simultânea de forma e topologia de estruturas cascaPublication . Sanches, Rafael Eugénio Martins; Rúben, Rui Miguel Barreiros; Matias, João ManuelNeste trabalho aplica-se o modelo desenvolvido por Hassani et al. (2013) para a otimização simultânea de forma e topologia de estruturas casca, fazendo uso do Método das Assimptotas Móveis (MMA). Grande parte dos estudos e projetos de otimização estrutural realizados consideram a otimização de forma e topologia como dois processos separados. Ou seja, numa primeira etapa é definido o layout de material e de seguida a geometria ótima. Mas, esta dissertação tem por objetivo explorar a otimização simultânea de forma e topologia, onde o layout de material e a geometria são otimizados em simultâneo, aplicando conceitos abordados por Hassani et al. (2013). Para os problemas abordados aqui, o objetivo foi a maximização da rigidez de uma estrutura casca com uma restrição sobre o volume total da estrutura. Para tal: • Foram utilizadas superfícies B-Splines para modelar e controlar a geometria das estruturas casca; • O software Abaqus foi utilizado para a implementação do método dos elementos finitos; • Foi considerado o modelo de material Solid Isotropic Material with Penalty (SIMP) para a otimização de topologia; • O MMA foi aplicado para os processos de otimização e sendo este um método baseado nos gradientes, foi realizada uma análise de sensibilidades para obter as derivadas da função objetivo e das restrições de projeto; • De forma a evitar/aliviar o efeito das instabilidades associadas à otimização de topologia (dependência de malha, checkerboard e mínimos locais) foi aplicado o método da convolução. Alguns exemplos (retirados da literatura) são aplicados ao longo da dissertação (topologia, forma e por fim forma & topologia) para verificar o desempenho do método aplicado.
- Implementação de ferramentas LEAN numa linha de impressão flexográficaPublication . Pires, Filipe Manuel da Silva; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Barreiros, Fátima Maria CarvalhinhasNo presente trabalho, pretende-se melhorar a produtividade de uma linha de produção de impressão flexográfica de cartão canelado, na empresa de cartonagem Cartonarte, Lda, aplicando a metodologia Lean e suas ferramentas. Na fase inicial do projeto foi feita uma aprendizagem do processo alvo de estudo e um levantamento de todas as informações e dados necessários, nomeadamente tempos de setup, método de trabalho e estado da área envolvente. Com base nos dados recolhidos foi possível identificar os desperdícios existentes e os problemas que ocorrem nesta linha de produção. Com o intuito de reduzir os desperdícios identificados, e tendo por base a utilização das ferramentas SMED (Single Minute Exchange Die), 5S e Gestão Visual, foram apresentadas à empresa algumas propostas de melhoria, contudo, devido à ocorrência de alguns imprevistos e contratempos, não foi possível implementar as várias medidas propostas, o que impediu a análise comparativa entre os tempos de setup antes e após as propostas. No entanto, ao nível da implementação do 5S e Gestão Visual na secção alvo, foi possível verificar que as ferramentas necessárias aos colaboradores estão claramente identificadas, o que implicou uma maior fluidez do trabalho. No respeitante às ferramentas de ajuda visual implementadas, foi constatado que estas facilitam a integração de pessoas estranhas à linha, auxiliando a que se tornem mais produtivas num menor espaço de tempo. A este nível importa ainda destacar que a aplicação de algumas das medidas, no contexto do 5S e Gestão Visual, devido às limitações já referidas, não foi concretizada. No âmbito do 5S foi possível contabilizar uma melhoria através da realização de auditorias, as quais revelaram uma pontuação de 11,9 pontos e 12,5 pontos, ou seja, a secção teve algumas melhorias. Foi também implementado o quadro de controlo onde constam algumas das informações estatísticas mais relevantes (média mensal de produção, tempos médios de setup, resultados de auditorias, entre outros), permitindo aos colaboradores permanecerem sempre informados sobre o estado atual da linha de produção.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vaz, Cláudia Sofia Marques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do percurso que realizei ao longo das diferentes práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, experiências educativas implementadas e dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo no contexto do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação procura perceber qual a influência de propostas educativas não sexistas na alteração dos estereótipos de género dos alunos de uma turma do 2.º ano. Este estudo permitiu-me realizar um inquérito inicial, realizando assim um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, foram desenvolvidas atividades não sexistas; e, por fim, repetiu-se o mesmo inquérito, de forma a perceber se teria havido alteração nas respostas dos alunos. Os dados indicam algumas alterações das respostas apresentadas nos inquéritos, o que poderá revelar que a realização destas atividades teve influência sobre as ideias dos participantes relativamente aos papéis de género.