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Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo a análise do conceito
de liderança escolar correlacionando-o com o de autonomia. Para
tal, faz-se uma breve análise do fenómeno da liderança, da
inteligência emocional, estabelecendo uma relação entre ambas.
Analisa-se, ainda, a autonomia das escolas que, entre vários
aspetos, pretende o reforço das lideranças escolares. Neste
contexto, procurámos perscrutar em que medida a autonomia é
uma realidade conquistada, ou uma retórica governativa, bem
como o enquadramento legal do papel do Diretor escolar, em
diferentes contextos educativos: escolas do ensino público sem
contrato de autonomia, escolas do ensino público com contrato
de autonomia e escolas do ensino particular e cooperativo com
contrato de associação.
A recolha de dados foi feita através de entrevistas
semiestruturadas a diretores de uma escola, de um agrupamento
e de um colégio. Foram tratadas de acordo com a técnica de
análise de conteúdo.
O presente estudo permitiu-nos concluir que a
autonomia, dentro do mesmo sistema educativo, é percecionada
de forma diferente pelos diretores de acordo com os diferentes
vínculos legais que os seus estabelecimentos educativos têm com
a tutela.
Description
Keywords
Liderança Autonomia Gestão escolar Escola