Publication
Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanos
dc.contributor.author | Monteiro, Anastácio Miquitáio | |
dc.contributor.author | Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo | |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:14:12Z | |
dc.date.available | 2025-04-16T13:14:12Z | |
dc.date.issued | 2025-04-11 | en_US |
dc.date.updated | 2025-04-11T21:08:57Z | |
dc.description.abstract | Este estudo visa identificar as estratégias de diferenciação pedagógica (DP) e o seu contributo para a inclusão de formandos, nos Institutos Comercial Mártires de Wiriyamu e Industrial de Matundo, em Tete, Moçambique, segundo as perceções dos formadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde se aplicou o inquérito por questionário a 58 formadores. Utilizou-se uma escala de Likert de cinco pontos. Quanto às técnicas de tratamento de dados, realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo-alvo e calculou-se as comunalidades para identificar as variáveis que contribuem de forma positiva e negativa para a inclusão dos formandos. No que concerne ao contributo positivo, os resultados revelaram que 85,2% dos formadores privilegiam estratégia de aprendizagem cooperativa, 80,8% dos formadores disseram que priorizam os recursos de ensino apropriados, que ajudam a despertar atenção e interesse dos formandos e 84,0% afirmara que a diferenciação pedagógica contribui para a inclusão dos formandos. Enquanto o contributo negativo foi caracterizado pela não implementação de estratégias de DP, devido à insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino 83,1%, a extensão dos conteúdos no plano temático não permite a prática da DP 86,0% e a aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação para todos os formandos 83,6%. Em conclusão, apesar da dinâmica das estratégias implementadas pelos formadores destaca-se que fatores como a insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino, aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação e a extensão dos conteúdos no plano temático, condicionam o desenvolvimento de práticas de diferenciação pedagógica. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.citation | Monteiro, A. M., & Madureira, C. P. (2025). Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanos. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1445–1460. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18709 | |
dc.identifier.doi | 10.51891/rease.v11i4.18709 | |
dc.identifier.issn | 2675-3375 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4450297 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12808 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | REASE | |
dc.relation.hasversion | https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18709 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Formação | |
dc.subject | Inclusão Escolar | |
dc.subject | Diferenciação Pedagógica | |
dc.title | Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanos | en_US |
dc.title.alternative | Pedagogical differentiation strategies amd their contribution to the inclusion of trainees: perceptions of mozambican trainees | por |
dc.type | research article | en_US |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 1460 | |
oaire.citation.issue | 4 | en_US |
oaire.citation.startPage | 1445 | |
oaire.citation.title | Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE | |
oaire.citation.volume | 11 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Madureira | |
person.givenName | Cristiana de Sousa Pizarro Bravo | |
person.identifier.ciencia-id | AB15-05C5-5A18 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2167-849X | |
rcaap.cv.cienciaid | AB15-05C5-5A18 | CRISTIANA DE SOUSA PIZARRO BRAVO MADUREIRA | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- _115_-ESTRATEI_GIAS_DE_DIFERENCIACI_AI_O_PEDAGOI_GICA_E_O_SEU_CONTRIBUTO_PARA_A_INCLUSAI_O_DE_FORMANDOS-_PERCECI_OI_ES_DE_FORMADORES_MOCI_AMBICANOS.pdf
- Size:
- 317.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.33 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: