Repository logo
 
Publication

Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanos

dc.contributor.authorMonteiro, Anastácio Miquitáio
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo
dc.date.accessioned2025-04-16T13:14:12Z
dc.date.available2025-04-16T13:14:12Z
dc.date.issued2025-04-11en_US
dc.date.updated2025-04-11T21:08:57Z
dc.description.abstractEste estudo visa identificar as estratégias de diferenciação pedagógica (DP) e o seu contributo para a inclusão de formandos, nos Institutos Comercial Mártires de Wiriyamu e Industrial de Matundo, em Tete, Moçambique, segundo as perceções dos formadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde se aplicou o inquérito por questionário a 58 formadores. Utilizou-se uma escala de Likert de cinco pontos. Quanto às técnicas de tratamento de dados, realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo-alvo e calculou-se as comunalidades para identificar as variáveis que contribuem de forma positiva e negativa para a inclusão dos formandos. No que concerne ao contributo positivo, os resultados revelaram que 85,2% dos formadores privilegiam estratégia de aprendizagem cooperativa, 80,8% dos formadores disseram que priorizam os recursos de ensino apropriados, que ajudam a despertar atenção e interesse dos formandos e 84,0% afirmara que a diferenciação pedagógica contribui para a inclusão dos formandos. Enquanto o contributo negativo foi caracterizado pela não implementação de estratégias de DP, devido à insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino 83,1%, a extensão dos conteúdos no plano temático não permite a prática da DP 86,0% e a aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação para todos os formandos 83,6%. Em conclusão, apesar da dinâmica das estratégias implementadas pelos formadores destaca-se que fatores como a insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino, aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação e a extensão dos conteúdos no plano temático, condicionam o desenvolvimento de práticas de diferenciação pedagógica.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMonteiro, A. M., & Madureira, C. P. (2025). Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanos. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1445–1460. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18709
dc.identifier.doi10.51891/rease.v11i4.18709
dc.identifier.issn2675-3375
dc.identifier.slugcv-prod-4450297
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12808
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherREASE
dc.relation.hasversionhttps://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18709
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectFormação
dc.subjectInclusão Escolar
dc.subjectDiferenciação Pedagógica
dc.titleEstratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanosen_US
dc.title.alternativePedagogical differentiation strategies amd their contribution to the inclusion of trainees: perceptions of mozambican traineespor
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1460
oaire.citation.issue4en_US
oaire.citation.startPage1445
oaire.citation.titleRevista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE
oaire.citation.volume11
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | CRISTIANA DE SOUSA PIZARRO BRAVO MADUREIRA
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
_115_-ESTRATEI_GIAS_DE_DIFERENCIACI_AI_O_PEDAGOI_GICA_E_O_SEU_CONTRIBUTO_PARA_A_INCLUSAI_O_DE_FORMANDOS-_PERCECI_OI_ES_DE_FORMADORES_MOCI_AMBICANOS.pdf
Size:
317.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: