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Authors
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Abstract(s)
Neste relatório descreve-se - Parte I - o percurso dos ensinos clínicos, numa análise crítica e
reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências inerentes à prática
especializada em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O Ensino Clínico I foi
desenvolvido num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico de um Centro Hospitalar da Região
Centro, o Ensino Clínico II ocorreu num Serviço de Medicina Intensiva de um Centro
Hospitalar e da Região Centro e o Ensino Clínico III no Instituto Nacional de Emergência
Médica entre ambulância de Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e
Reanimação também na Região Centro. O presente relatório espelha as experiências
vivenciadas, as intervenções realizadas, através de um método descritivo e reflexivo sobre
as mesmas.
A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo,
descritivo-correlacional, com enfoque transversal, realizado com 54 enfermeiros que
exerceram funções num Serviço de Medicina Intensiva de uma Unidade de Saúde Local da
Beira Alta de Portugal durante a pandemia por COVID-19, para avaliar os fatores de risco
psicossociais associados ao exercício profissional de enfermagem num Serviço de Medicina
Intensiva em situação de pandemia COVID-19.
Este trabalho foi fundamental, pois é importante, uma vez que deu uma maior compreensão
do ponto de vista pessoal e profissional dos enfermeiros face à referida situação, o que pode
ajudar a identificar como os apoiar no agora, no pós-pandemia, e no futuro.
Description
Keywords
Enfermeiro Especialista Pessoa em Situação Crítica Fatores de risco psicossociais associados Enfermeiros Unidade de Cuidados Intensivos Pandemia COVID- 19