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Estudo de Impacto em Materiais Compósitos Avançados – Avaliação numérica e experimental em perfis tubulares
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Sérgio Pereira dos | |
dc.contributor.advisor | Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa | |
dc.contributor.author | Neto, Alexandre de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T13:55:27Z | |
dc.date.available | 2024-05-13T13:55:27Z | |
dc.date.issued | 2023-12-21 | |
dc.description.abstract | A utilização de materiais compósitos avançados é cada vez mais frequente em estruturas que suportam grandes esforços devido ao facto de possuírem uma elevada rigidez específica, o que permite reduzir o peso das estruturas. Os métodos de fabrico associados a este tipo de material fazem com que o elemento de reforço, a fibra, veja a sua integridade facilmente atingida com a ocorrência de pequenos impactos. O presente estudo teve como objetivo obter uma análise numérica e experimental do desempenho de perfis tubulares em polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) sujeitos a impactos transversais de baixa velocidade. Foram realizados vários ensaios numéricos de impacto em 5 tipos diferentes de empilhamentos com diferentes níveis de energia, através da definição de um gradiente, cujo primeiro nível era estudar a resistência ao dano invisível e o último a resistência ao dano visível. Dessa forma foi possível definir, para cada tubo ensaiado, o limite de energia que produz a deformação residual em cada nível. Os testes experimentais não foram realizados por motivos alheios ao autor. Conclui-se que, no que ao ensaio numérico diz respeito, que existem empilhamentos mais adequados para determinados tipos de esforços aplicados e finalidades, há uma relação direta entre a distribuição de tensões e orientação de cada lâmina do compósito, e que o empilhamento tem influência na capacidade de absorção de energia de tubos em fibra de carbono e consequentemente na manutenção da sua integridade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203607210 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9659 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tubos | pt_PT |
dc.subject | Compósitos | pt_PT |
dc.subject | Impacto | pt_PT |
dc.subject | Integridade | pt_PT |
dc.subject | Dano | pt_PT |
dc.title | Estudo de Impacto em Materiais Compósitos Avançados – Avaliação numérica e experimental em perfis tubulares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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