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POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorSantos, Filipe Alexandre da Silva
dc.contributor.authorMartins, Pedro de Matos
dc.date.accessioned2023-12-11T18:25:25Z
dc.date.available2023-12-11T18:25:25Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.description.abstractA importância das tecnologias de informação no contexto atual das sociedades modernas, merece um papel de destaque nas políticas educativas mundiais onde se destaca a preocupação com a integração das TIC nos sistema educativos. Este estudo procura clarificar os impactos e perceções da aplicação das políticas educativas direcionadas para a integração das TIC no sistema educativo, concretamente no Agrupamento de Escolas de Pombal. Pela sua importância e amplitude, as TIC influenciam as várias dimensões das organizações educativas: organizacional, pedagógica e tecnológica. Pela especificidade deste mestrado, e pela natureza desta investigação, o estudo recai sobre a dimensão organizacional, sem contudo ignorar os impactos nas outras dimensões. Para esta investigação debruçamo-nos na análise de um documento estratégico para a transformação digital da escola, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola, bem como o seu acompanhamento e monitorização numa tentativa de compreender as perceções sentidas pelos diversos atores educativos sobre o impacto das medidas revertidas nesse plano. A investigação faz um enquadramento histórico das principais iniciativas governamentais na área da integração das TIC no sistema educativo português. Além deste enquadramento, e porque a digitalização das escolas implica uma mudança organizacional, é feita uma abordagem aos processos de mudança nas organizações, as suas entropias e o papel das lideranças na condução destas transformações. Os documentos que serviram de suporte à apresentação e discussão dos resultados, baseiam-se nos referenciais Europeus, DigCompEdu e DigCompOrg, que são parte do enquadramento teórico da investigação. O objeto do estudo recai sobre os domínios da Liderança, Colaboração e Trabalho e Rede, Infraestruturas e Equipamentos e Desenvolvimento Profissional Continuo. A análise dos resultados dos inquéritos SELFIES permite no caso do 1º SELFIE, compreender a coerência das ações revertidas no PADDE, visto que a primeira aplicação deste instrumento juntamente com os dados obtidos no Check-In serviram de base para a definição das ações revertidas no PADDE. A aplicação dos questionários do 2º e 3º SELFIE, serviram como instrumento de monitorização das ações implementadas e que são analisados nesta investigação, para compreender os impactos/perceções obtidos e a efetividade dessas medidas. Este trabalho pretende ser uma reflexão para os decisores educativos sobre a estratégia para a transformação digital, evidenciando as ações com mais ou menos impacto sobre os objetivos definidos no PADDE.pt_PT
dc.identifier.tid203418220pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9073
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências Digitaispt_PT
dc.subjectMonitorização do PADDEpt_PT
dc.subjectGestão de processos de mudançapt_PT
dc.subjectPolitica educativapt_PT
dc.titlePOLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL DAS ESCOLASpt_PT
dc.title.alternativedas intenções aos impactospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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