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Abstract(s)
Estamos atualmente a presenciar o rápido crescimento dos UAV no mercado e a cada dia
que passa surgem novas ideias de como os usar para melhorar o nosso quotidiano e os
processos de negócio. Áreas como a multimédia, a indústria e a vigilância podem ver
bastantes benefícios, mas o mundo do entretenimento não fica de parte. Este crescimento
tem sido acompanhado pela evolução da IoT, um conceito que visa disponibilizar a qualquer
hora e qualquer lugar um serviço através da Internet, seja físico ou digital. Este facto apoiase
na vulgarização das redes wireless nas nossas casas, locais públicos e trabalho, o que
permitiu criar dispositivos inteligentes, entre eles sistemas de domótica capazes de gerir o
aquecimento e qualquer outro equipamento elétrico ligado à respetiva rede. A inteligência
dos dispositivos advém da disposição de redes sensoriais à volta do espaço, seja com
termómetros, sensores de movimento, sensores de luminosidade, entre muitos outros. Por
outro lado, o desenvolvimento das redes móveis e a ubiquidade de dispositivos como os
smartphones, permite-nos estar em Portugal e, através da Internet controlar um sistema
qualquer situado nos EUA.
Esta dissertação tem o objetivo desenvolver uma solução de controlo de UAV diferente das
existentes, baseada em padrões de rotação aplicados a dois wearables em formato de
pulseira. O fundamento desta pesquisa relaciona-se com as limitações naturalmente impostas
pelas atuais alternativas de controlo a indivíduos com baixa mobilidade ou destreza, como
os idosos, ou deficiências motoras de caráter congénito ou provocadas por uma lesão. Ao
grupo anterior adicionam-se ainda os iletrados tecnologicamente e os trabalhadores que,
embora tenham contacto com a tecnologia, não possuam conhecimentos técnicos em relação
aos UAV nem destreza para os controlar. Propõe-se, então, uma arquitetura para um sistema
de controlo que colmate as desvantagens identificadas nas soluções de controlo atuais,
através de facilidade e intuição no controlo. Ainda, o conceito de gamificação é analisado
para perceber de que forma os videojogos podem ajudar a acelerar a adaptação de indivíduos leigos tecnologicamente aos UAV e para que fosse desenvolvido um videojogo de simulação
onde fosse possível testar a solução.
Embora o foco desta dissertação seja os UAV, a solução de controlo foi desenvolvida de
forma genérica e pode ser adaptada para outros fins e complementada com mais padrões de
rotação para controlar diferentes sistemas a fim de simplificar a interação ao utilizador.
Os resultados obtidos ao testar a solução de controlo através do videojogo de simulação e
com um quadcóptero real comprovaram o potencial desta solução, seja para o entretenimento
e atividades lúdicas como para cenários profissionais. Os testes com os utilizadores
permitiram concluir que controlar um UAV com a rotação das nossas mãos é mais intuitivo
do que o comando tradicional, embora os gamers prefiram a última alternativa. Os
indivíduos para quem o comando tradicional era desconhecido sentiram-se mais à vontade
com a solução proposta e a maioria preferiu-a em detrimento do comando. Os dois idosos
que testaram ambas as alternativas mostraram receio em interagir com o comando, mas
interagiram naturalmente através das rotações. Esta solução propõe uma nova abordagem de
interação que promete facilitar o controlo de UAV para quem a tecnologia é desconhecida e
permitir a indivíduos com baixa destreza, lesões ou deficiências físicas aceder ao um mundo
que até então lhes foi negado e que está cada vez mais em voga.
Description
Keywords
UAV IoT Gamificação Videojogos Alternativas de controlo