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O marketing relacional e a fidelização de clientes

dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorRodrigues, Tânia Andreia Cardoso
dc.date.accessioned2014-11-26T14:48:19Z
dc.date.available2014-11-26T14:48:19Z
dc.date.issued2013-12-13
dc.date.submitted2014-11-26
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as diversas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular, assim como, uma análise critica das mesmas e sugestões de melhoria. As empresas dependem cada vez mais de uma abordagem de marketing relacional para atingirem os seus objetivos de vendas e de lucro. Deste modo, é de especial interesse para as empresas o desenvolvimento de estratégias de marketing relacional que permitam identificar e reter os melhores clientes. Uma base de clientes fiéis é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos das empresas. Esta foi também a realidade constatada em contexto empresarial e uma das questões de interesse da empresa onde foi desenvolvido o estágio curricular. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa a importância do marketing relacional e da fidelização de clientes para a criação e manutenção de uma relação de longo prazo mutuamente benéfica para a empresa e para os seus clientes. O conceito de fidelidade do cliente ocupa um lugar de in-marketing central. A lealdade do cliente, tal como um campo de pesquisa, continua a ter um interesse primordial na comunidade académica. Atualmente, para desenvolverem estratégias de fidelização de clientes as agências de marketing e também outras organizações, recorrem à utilização exaustiva das suas bases de dados. O Customer Relationship Managemnt (CRM) apoiado nas tecnologias de informação desenvolve relacionamentos com o cliente numa base individual, tendo como objetivo a sua rentabilização. Por sua vez, a constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, vem introduzir no mercado novas formas de interação com os clientes.por
dc.identifier.tid201890860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1133
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketing Relacionalpor
dc.subjectFidelizaçãopor
dc.subjectCaptação e retenção de clientespor
dc.subjectCRMpor
dc.titleO marketing relacional e a fidelização de clientespor
dc.title.alternativeRelatório de Estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpor

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Relatório de Estágio Tânia Rodrigues_O Marketing Relacional e a Fidelização de Clientes.pdf
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