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HISTÓRIAS COM & PELO CORPO, RECONTO E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR - UM ESTUDO DE CASO COM CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

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Abstract(s)

Existem estudos que comprovam os benefícios relacionados com a utilização de histórias infantis, associado aos diferentes tipos de narrativa, materiais e métodos de exploração do reconto. Contudo, verifica-se um menor investimento investigativo sobre as potencialidades formativas das histórias em contexto de educação especial, pelo que o presente estudo emerge da curiosidade de estudar o seu potencial para o desenvolvimento de crianças com necessidades específicas. A investigação utilizou histórias infantis com uma abordagem psicomotora como potencial promotor do reconto e do desenvolvimento psicomotor, nomeadamente dos seus fatores tonicidade e noção do corpo, e vice-versa. Ou seja, procurou compreender se uma abordagem psicomotora com recurso à exploração de histórias potencia o desenvolvimento da competência narrativa, em específico o reconto; e se esta abordagem psicomotora integrada em histórias potencia o desenvolvimento psicomotor. As histórias utilizadas foram de dois tipos, seis histórias com & pelo corpo (HC&PC - histórias originais da investigadora) e seis histórias selecionadas da literatura nas quais foi incluída uma abordagem psicomotora. Este estudo de caso foi aplicado a uma criança com hipotonia derivada da prematuridade, associada a dificuldades de comportamento, atenção e de aprendizagem, que influenciam o seu desenvolvimento holístico. De forma mais específica, procurou-se compreender o fenómeno do impacto desta abordagem psicomotora, tanto no reconto como no desenvolvimento psicomotor, comparando resultados antes e pós intervenção, com as doze histórias ao longo de doze sessões individuais semanais. Foi analisada, também, a capacidade de reconto ao longo das histórias, verificando semelhanças e diferenças entre as histórias da literatura que foram adaptadas e as histórias HC&PC. Utilizou-se a perspetiva lúdica da história para potenciar o desenvolvimento psicomotor e, por outro lado, a abordagem psicomotora como possível facilitador do desenvolvimento do reconto. A recolha de dados utilizou instrumentos quantitativos, como a componente dos fatores psicomotores tonicidade e da noção do corpo da Bateria de Avaliação Psicomotora (Fonseca, 2007) e a tabela de avaliação do Reconto (referida em Fonseca, 2012) antes e após intervenção, utilizando esta última, também, na avaliação contínua do reconto. A estes dados acrescentou-se informação qualitativa, a partir da observação participante e dos sumários das sessões de intervenção. Os resultados evidenciaram que tanto a capacidade de reconto como o desenvolvimento dos dois fatores psicomotores enunciados obtiveram um desempenho superior no final da intervenção. A evolução do reconto ao longo da intervenção foi variável, com resultados mais equilibrados e sensivelmente superiores nas HC&PC.

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desenvolvimento infantil reconto histórias infantis prematuridade psicomotricidade

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