Repository logo
 
Publication

Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Olga Maria Assunção Pinto dos
dc.contributor.authorNogueira, Priscila Eduardo de Oliveira
dc.date.accessioned2022-04-22T09:35:44Z
dc.date.available2022-04-22T09:35:44Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.description.abstractO Atendimento Educacional Especializado para Estudante com Altas Habilidades/Superdotação é um serviço gratuito, de caráter suplementar, ofertado em Sala de Recursos específica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Recebe o estudante da Educação Infantil até ao fim do Ensino Médio, quando termina o vínculo escolar com esse indivíduo. Um questionamento recorrente, entre os profissionais que atuam na área, recai sobre as atividades do estudante egresso na vida adulta e o quanto sua escolha por um curso superior e/ou campo de atuação profissional sofreu, ou não, a influência do atendimento em Sala de Recursos. Estas dúvidas diárias moldaram o presente estudo, para o qual, foram traçados três objetivos: (i) Analisar o percurso de vida dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/ Superdotação, que receberam atendimento nas Salas de Recursos que fazem parte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, quanto às suas atividades acadêmicas e/ou profissionais; (ii) Identificar oportunidades e/ou dificuldades encontradas por esses indivíduos no ingresso e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais ligadas às suas áreas de atendimento em Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação e (iii) Avaliar a percepção dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação, quanto à motivação intrínseca ou extrínseca que os moveram para ação e desempenho de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A recolha de dados ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2021 e teve a participação de 40 indivíduos. Dos resultados, importa ressaltar que, de acordo com a percepção dos estudantes egressos, a Sala de Recursos – primeiro através das vivências que proporciona, depois, através da figura do(a) professor(a), muito contribuiu para as definições acadêmicas e profissionais, por representar um espaço que impulsiona talentos, sonhos e realizações, nas vidas dos estudantes que por lá passam.pt_PT
dc.identifier.tid202996514pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectSuperdotaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectTeoria de Joseph Renzullipt_PT
dc.titleCaminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatóriodeprojeto_PriscilaEduardo_após correções formais.pdf
Size:
2.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: