Publication
Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado.
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos | |
| dc.contributor.author | Nogueira, Priscila Eduardo de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2022-04-22T09:35:44Z | |
| dc.date.available | 2022-04-22T09:35:44Z | |
| dc.date.issued | 2022-02-08 | |
| dc.description.abstract | O Atendimento Educacional Especializado para Estudante com Altas Habilidades/Superdotação é um serviço gratuito, de caráter suplementar, ofertado em Sala de Recursos específica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Recebe o estudante da Educação Infantil até ao fim do Ensino Médio, quando termina o vínculo escolar com esse indivíduo. Um questionamento recorrente, entre os profissionais que atuam na área, recai sobre as atividades do estudante egresso na vida adulta e o quanto sua escolha por um curso superior e/ou campo de atuação profissional sofreu, ou não, a influência do atendimento em Sala de Recursos. Estas dúvidas diárias moldaram o presente estudo, para o qual, foram traçados três objetivos: (i) Analisar o percurso de vida dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/ Superdotação, que receberam atendimento nas Salas de Recursos que fazem parte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, quanto às suas atividades acadêmicas e/ou profissionais; (ii) Identificar oportunidades e/ou dificuldades encontradas por esses indivíduos no ingresso e desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais ligadas às suas áreas de atendimento em Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação e (iii) Avaliar a percepção dos estudantes egressos do Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação, quanto à motivação intrínseca ou extrínseca que os moveram para ação e desempenho de suas atividades acadêmicas e/ou profissionais. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A recolha de dados ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2021 e teve a participação de 40 indivíduos. Dos resultados, importa ressaltar que, de acordo com a percepção dos estudantes egressos, a Sala de Recursos – primeiro através das vivências que proporciona, depois, através da figura do(a) professor(a), muito contribuiu para as definições acadêmicas e profissionais, por representar um espaço que impulsiona talentos, sonhos e realizações, nas vidas dos estudantes que por lá passam. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202996514 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7060 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
| dc.subject | Superdotação | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | Teoria de Joseph Renzulli | pt_PT |
| dc.title | Caminhos trilhados pelos estudantes egressos com altas habilidades/superdotação do distrito federal, após o atendimento educacional especializado. | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatóriodeprojeto_PriscilaEduardo_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
