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Monitorização de motores em frotas de veículos pesados com foco no combustível utilizado - Sistema de injeção Diesel

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSerrano, Luis Manuel Ventura
dc.contributor.advisorPereira, João Francisco Romeiro da Fonseca
dc.contributor.authorBraguez, João Paulo Carrilho
dc.date.accessioned2023-04-19T14:24:56Z
dc.date.embargo2025-12-19
dc.date.issued2022-12-19
dc.description.abstractAs restrições impostas aos motores Diesel pelas atuais regulamentações necessitaram do desenvolvimento de gerações melhoradas de sistemas de injeção de combustível, constituídos por elementos com tolerâncias de fabrico muito reduzidas, pelo que é necessário que o combustível assegure a proteção contra a oxidação e degradação dos materiais, assim como a lubrificação dos componentes. Atualmente é produzido biodiesel para posterior mistura em percentagens controladas com o gasóleo bruto e são adicionados aditivos para assegurar a qualidade do combustível de modo a manter a fiabilidade dos sistemas. No âmbito do tema, foi proposto um estudo em que foram escolhidas doze viaturas entre duas empresas, que se enquadram em diferentes classes, Euro 4, Euro 5 e Euro 6. Foram utilizados dois combustíveis para o estudo, gasóleo simples e gasóleo aditivado, com a finalidade de entender a sua influência no consumo de combustível e sistema de injeção. De modo a acompanhar a distância percorrida por cada viatura e proceder ao controlo de manutenções, foi utilizada uma plataforma de monitorização de frotas para aquisição de dados. Os filtros de combustível substituídos durante o estudo foram recolhidos para posterior análise. Com o aumento da quantidade de biodiesel incorporada no combustível, prevê-se e é aconselhada uma redução do intervalo de manutenção das viaturas. O correto funcionamento do sistema de filtragem do posto de abastecimento mostrou ter grande importância no controlo da qualidade do combustível. Para uma das empresas, nas motorizações Euro 4 e Euro 5, verifica-se que quanto maior a percentagem de gasóleo aditivado utilizado, maior o consumo médio da viatura. Verificou-se um maior número de acelerações e travagens na viatura que circulou mais tempo sem utilização do cruise control. Foi registado um maior consumo médio para uma das viaturas Euro 6, justificado pela cristalização do pré-filtro de combustível, previamente à distância de substituição do mesmo. Foi observada uma redução no valor do consumo médio semanas após a manutenção, estabilizando num valor aproximadamente 10% inferior. Foi possível afirmar que filtros não OEM apresentam capacidade de filtragem reduzida, relativamente a filtros OEM ou equivalentes. A utilização deste tipo de filtros com biodiesel obriga a reduzir o intervalo de manutenção.pt_PT
dc.identifier.tid203275241pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8420
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBiodieselpt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectDieselpt_PT
dc.subjectFiltro de combustívelpt_PT
dc.subjectFrotaspt_PT
dc.subjectInjeçãopt_PT
dc.titleMonitorização de motores em frotas de veículos pesados com foco no combustível utilizado - Sistema de injeção Dieselpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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