Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.advisorSantos, Olga Maria Assunção Pinto dos
dc.contributor.authorAlves, Ana Lúcia Vieira
dc.date.accessioned2021-08-12T14:04:47Z
dc.date.available2021-08-12T14:04:47Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.description.abstractO presente relatório engloba a experiência vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva explanam-se as experiências vivenciadas nos diferentes contextos de prática pedagógica, de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se subdivididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens desenvolvidas nas diferentes práticas. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica II do 1.º CEB, realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se descreve e compreende a emergência de pensamento algébrico, num contexto de Ensino Exploratório. A recolha de dados incidiu sobre a realização de sete tarefas matemáticas em aula, tendo sido recolhidas informações sobre os momentos de discussão coletiva com a turma e realizada a análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que alguns alunos desenvolveram características de pensamento algébrico. A reflexão no processo de investigação demonstra a necessidade da professora-investigadora de modificar as suas práticas, nomeadamente no momento de discussão em sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid202756378pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6089
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 3º ciclopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectPensamento algébricopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.title.alternativeA emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de P.E.S_Ana Alves_ME1CEBM_CN2CEB_2021 .pdf
Size:
4.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: