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Análise de solo modificado com cinza volante para dimensionamento de pavimentos

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Um dos principais desafios encontrados em obras de pavimentos rodoviários, é a ocorrência de um solo com características indesejáveis, ou características mecânicas não adequadas para este ser utilizado in loco. A viabilização da utilização dos materiais do local da obra, traz como benefício a redução de explorações de novas jazidas e a economia nos gastos relativos ao transporte de materiais. O meio mais utilizado para a viabilização do solo é por meio de sua estabilização e/ou melhoramento. O objetivo desta pesquisa é gerar conhecimentos para uma aplicação prática, voltada a solução de problemas específicos, ampliando as possibilidades existentes para proceder ao melhoramento e modificação de um solo na cidade de Leiria, analisando seu comportamento face a adição de diferentes percentagens de cinza volante, cal e mistura de ambas, para este ser aplicado no dimensionamento de pavimentos betuminosos. De acordo com a metodologia geral adotada foram realizados ensaios de caracterização, Proctor e CBR do solo natural e dos solos modificados com a cal e cinza volante seguindo-se o pré-dimensionamento e dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis pelo método mecanístico-empírico. Os resultados foram posteriormente cotejados tendo-se verificado, nomeadamente, que houve um grande aumento no valor do CBR com adição de 5% de cal, e com adição de 3% de cal mais 3% de cinza volante, além de uma redução no valor do índice de expansão. Consequentemente a espessura total de materiais betuminosos foi fortemente reduzida face ao pavimento congênere assente no solo natural.

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Estabilização Melhoramento de solos Cinza volante Pré-dimensionamento MACOPAV Dimensionamento mecanístico-empírico Software KenPave

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