Repository logo
 
Publication

Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorPereira, Jéssica
dc.date.accessioned2024-02-07T14:54:42Z
dc.date.available2024-02-07T14:54:42Z
dc.date.issued2023-10-10
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre Documentação Pedagógica, estando dividido em três partes. A Primeira parte incide, de forma reflexiva, no percurso vivido no contexto de Creche. Nesta reflexão foram abordados pontos como a creche, a importância das rotinas, o brincar, as interações, as relações, a arte, a documentação pedagógica e a avaliação. Destaca-se como maior aprendizagem neste contexto a desvinculação da ideia da criança como um ser frágil, e a descoberta do ser capaz que é. A segunda parte diz respeito à experiência vivida no contexto de Jardim de Infância da rede particular e cooperativa e faz referência ao ciclo interativo, à abordagem de trabalho por projeto e ao portefólio. Tendo sido a realização do mesmo uma das aprendizagens mais marcantes, no sentido em que se observou o seu potencial no processo de documentar a vida da criança no JI. A terceira parte contempla o percurso vivido no contexto de Jardim de Infância da rede pública, estando dividida em três capítulos. O primeiro referente à dimensão reflexiva, focando aspetos como os diários de campo, a relação entre o Jardim de Infância e a família, o brincar, as histórias, a diferenciação pedagógica e o portefólio. O segundo capítulo inclui o projeto desenvolvido com o grupo de crianças intitulado “A Horta Pedagógica”. Neste capítulo é espelhado o papel que o projeto tem no desenvolvimento holístico da criança. O terceiro capítulo, designado de dimensão investigativa, diz respeito a um estudo que possibilita compreender o papel da Documentação Pedagógica no Jardim de Infância no olhar da Educadora, dos Pais e das Crianças. Com a realização da investigação compreendeu-se o verdadeiro potencial da Documentação Pedagógica na Educação de Infância - na vida da criança, da família e do JI.pt_PT
dc.identifier.tid203524110pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9403
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectDocumentação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.titleIntervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeDocumentando e Tornando Visível a Aprendizagem da Criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório-de-Prática-Supervisioanda - Jéssica Pereira (1).pdf
Size:
4.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: