Publication
Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Pereira, Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T14:54:42Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T14:54:42Z | |
dc.date.issued | 2023-10-10 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre Documentação Pedagógica, estando dividido em três partes. A Primeira parte incide, de forma reflexiva, no percurso vivido no contexto de Creche. Nesta reflexão foram abordados pontos como a creche, a importância das rotinas, o brincar, as interações, as relações, a arte, a documentação pedagógica e a avaliação. Destaca-se como maior aprendizagem neste contexto a desvinculação da ideia da criança como um ser frágil, e a descoberta do ser capaz que é. A segunda parte diz respeito à experiência vivida no contexto de Jardim de Infância da rede particular e cooperativa e faz referência ao ciclo interativo, à abordagem de trabalho por projeto e ao portefólio. Tendo sido a realização do mesmo uma das aprendizagens mais marcantes, no sentido em que se observou o seu potencial no processo de documentar a vida da criança no JI. A terceira parte contempla o percurso vivido no contexto de Jardim de Infância da rede pública, estando dividida em três capítulos. O primeiro referente à dimensão reflexiva, focando aspetos como os diários de campo, a relação entre o Jardim de Infância e a família, o brincar, as histórias, a diferenciação pedagógica e o portefólio. O segundo capítulo inclui o projeto desenvolvido com o grupo de crianças intitulado “A Horta Pedagógica”. Neste capítulo é espelhado o papel que o projeto tem no desenvolvimento holístico da criança. O terceiro capítulo, designado de dimensão investigativa, diz respeito a um estudo que possibilita compreender o papel da Documentação Pedagógica no Jardim de Infância no olhar da Educadora, dos Pais e das Crianças. Com a realização da investigação compreendeu-se o verdadeiro potencial da Documentação Pedagógica na Educação de Infância - na vida da criança, da família e do JI. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203524110 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9403 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Documentação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação de Infância | pt_PT |
dc.title | Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | Documentando e Tornando Visível a Aprendizagem da Criança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório-de-Prática-Supervisioanda - Jéssica Pereira (1).pdf
- Size:
- 4.74 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: