Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- What to expect of the first ERS/ECFS Adult Cystic Fibrosis ConferencePublication . Kisseleff, Jenai; Stahl, Mirjam; Farr, Amy; Watson, Peter; Cruz, JoanaThis article provides a brief overview of the Adult Cystic Fibrosis Conference (#ACFMilan2023) programme, which will be held on 1–2 December 2023, in Milan (Italy) and online.
- Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de InfânciaPublication . Pereira, Jéssica; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Os principais objetivos são refletir sobre o percurso vivido nas Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre Documentação Pedagógica, estando dividido em três partes. A Primeira parte incide, de forma reflexiva, no percurso vivido no contexto de Creche. Nesta reflexão foram abordados pontos como a creche, a importância das rotinas, o brincar, as interações, as relações, a arte, a documentação pedagógica e a avaliação. Destaca-se como maior aprendizagem neste contexto a desvinculação da ideia da criança como um ser frágil, e a descoberta do ser capaz que é. A segunda parte diz respeito à experiência vivida no contexto de Jardim de Infância da rede particular e cooperativa e faz referência ao ciclo interativo, à abordagem de trabalho por projeto e ao portefólio. Tendo sido a realização do mesmo uma das aprendizagens mais marcantes, no sentido em que se observou o seu potencial no processo de documentar a vida da criança no JI. A terceira parte contempla o percurso vivido no contexto de Jardim de Infância da rede pública, estando dividida em três capítulos. O primeiro referente à dimensão reflexiva, focando aspetos como os diários de campo, a relação entre o Jardim de Infância e a família, o brincar, as histórias, a diferenciação pedagógica e o portefólio. O segundo capítulo inclui o projeto desenvolvido com o grupo de crianças intitulado “A Horta Pedagógica”. Neste capítulo é espelhado o papel que o projeto tem no desenvolvimento holístico da criança. O terceiro capítulo, designado de dimensão investigativa, diz respeito a um estudo que possibilita compreender o papel da Documentação Pedagógica no Jardim de Infância no olhar da Educadora, dos Pais e das Crianças. Com a realização da investigação compreendeu-se o verdadeiro potencial da Documentação Pedagógica na Educação de Infância - na vida da criança, da família e do JI.