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As empresas precisam de ter capacidade para se adaptarem rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado onde operam. Nos últimos tempos, o mundo passou por uma pandemia provocada pela COVID-19, que trouxe uma grande instabilidade às empresas, seguido do aumento histórico da inflação provocado pela guerra na Ucrânia, que tem contribuído para a perda de poder de compra dos consumidores. Reagir rapidamente é então crucial para a sobrevivência de setores tradicionais da economia, como é, em Portugal, o setor do calçado. Num passado recente, este setor demonstrou que ao seguir uma estratégia clara e fundamentada, seria possível mudar o paradigma desta indústria. Desta forma, as empresas ligadas a este setor, apesar da sua reduzida dimensão, têm uma visão e estratégia bem definidas. No entanto, genericamente estas empresas não têm o hábito de monitorizarem se a estratégia está a ser seguida ou se as suas atividades estão a ser realizadas de forma eficiente. Estas são umas das principais razões da sua falta de crescimento sustentável. Neste contexto, insere-se a ferramenta de controlo de gestão Balanced Scorecard (BSC) que permite à empresa traduzir a estratégia e a acompanhar a sua implementação através de um conjunto de indicadores de performance que atuam, quer internamente, quer externamente. O presente trabalho tem por objetivo propor um BSC para uma empresa em nome individual (ENI) do setor da fabricação de calçado, identificando a sua estratégia e os seus objetivos, e propondo iniciativas e metas que devem ser seguidos para promover o seu sucesso contínuo.
Description
Keywords
Balanced Scorecard Entidade em Nome Individual Estratégia Calçado Controlo de Gestão