Repository logo
 
Publication

Construção de um Corpo Feminino

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorRama, Samuel José Travassos
dc.contributor.advisorRibeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique
dc.contributor.authorHenriques, Patrícia Sofia Carvalho
dc.date.accessioned2022-01-04T14:40:19Z
dc.date.available2022-01-04T14:40:19Z
dc.date.issued2021-07-06
dc.description.abstractA minha prática artística debruça-se nas questões sobre o órgão sexual feminino, o corpo no seu interior e exterior e a condição singular da Mulher. O trabalho prático teve a sua génese processual usando o meio escultórico e o desenho, mas quase em simultâneo, a fotografia é usada, quer como registo da performance quer como meio expressivo em si mesmo, nestas imagens, corpo e objeto escultórico ensaiam possibilidades de relação e tensão. O processo escultórico parte da tentativa de compreensão, significância e expressividade possível do órgão sexual e condição feminina, tornou-se claro ao longo do tempo de experimentação e auscultação dos dados próprios da biografia pessoal que as questões não eram meramente formais, mas na forma elas eram empáticas com potencial de irradiação para questões de social e antropológica ainda não foram totalmente determinadas. A experiência própria de carregar um vírus no colo do útero, tornou-se um fardo, uma estranheza familiar. A formulação de uma arte puramente terapêutica não interessa aqui defender, mas a ideia de Louise Bourgeois de que o artista é dono e senhor da sua própria dor, interessa, perante os desafios próprios da vida encontrar forma de os sublimar, de os compreender. Neste contexto a costura aparece como figura, metáfora ou expressão dessa sublimação. A costura ao mesmo tempo que expressa a dureza da ferida e da cicatriz vai tecendo sentido à própria biografia. O trabalho de desenho recorre à linha e á mancha, a linha espacial joga tece a mancha temporal e vermelha, por vezes este trabalho revela alternadamente, o desenho enquanto acontecimento autónomo especulativo tocando o inconsciente, e em outras clarifica formas a realizar em escultura. A união entre estas duas disciplinas artísticas é assinalada pelo uso de uma ou várias tonalidades de vermelho próprio do corpo e do sangue. A partir da observação das esculturas expostas passivamente surgiram questões pertinentes, “Para que servem? Como é que cada uma pode fazer justiça à minha experiência, emoções, conceções e perceções?, surge a fotografia como resposta criando um trabalho de conjunto. Nestas imagens com a modelo e as peças, transformo-me em fotógrafa e captora do momento performativo. Isto é, dois corpos (a modelo e a escultura) convertem-se em apenas um, recorrendo a um diálogo corporal estudando as suas dificuldades, inseguranças, exploração, descoberta e aceitação entre o seu próprio corpo e um objeto estranho que não lhe pertence.pt_PT
dc.identifier.tid202838854pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6447
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVermelhopt_PT
dc.subjectDobrapt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectCicatrizpt_PT
dc.subjectCondição femininapt_PT
dc.titleConstrução de um Corpo Femininopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Artes Plásticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
V. Final_TESE Patrícia Henriques_com correçoes formais.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: