Repository logo
 
Publication

Mindfulness

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMenino, Hugo Alexandre Lopes
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorInácio, Ana Maria Cecílio
dc.date.accessioned2021-05-12T13:11:29Z
dc.date.available2021-05-12T13:11:29Z
dc.date.issued2021-01-22
dc.description.abstractvii RESUMO RESUMO O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O documento está dividido em duas partes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. O capítulo da dimensão reflexiva apresenta evidências dos quatro contextos distintos nos quais fiz a minha prática pedagógica. O primeiro reflete sobre a prática na creche, a exploração e o ciclo de observação; o segundo a prática pedagógica em Jardim de Infância, no qual abordo a importância da metodologia de trabalho por projeto; o terceiro a prática em 1. Ciclo, no 2.º ano de escolaridade, no qual debato, a importância da autoavaliação e da autorregulação; por fim, o quarto incide sobre a valência do 4.º ano, na qual o foco da reflexão remete para a experiência do Ensino à Distância. A segunda parte deste relatório apresenta um estudo de implementação de 5 propostas de mindfulness desenvolvidas num Jardim de Infância da rede pública na zona Centro de Portugal, no ano letivo 2018/2019. Com a participação de 12 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, esta experiência proporcionou momentos de relaxamento, indutores de bem-estar. Seguindo uma metodologia qualitativa, utilizando a observação direta como forma de recolha de dados, aqueles momentos permitem-nos inferir que as crianças, ao contactarem com as suas emoções, desenvolvem competências a nível da sua autorregulação.pt_PT
dc.identifier.tid202722830pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5774
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.titleMindfulnesspt_PT
dc.title.alternativeuma experiência no Jardim-de-Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação_f.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: