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Refletindo e investigando enquanto educadora da creche ao jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSaraiva, Alzira Maria Rascão
dc.contributor.authorSilva, Ana Patrícia Jesus
dc.date.accessioned2017-06-21T14:06:57Z
dc.date.available2017-06-21T14:06:57Z
dc.date.issued2017-06-13
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, encontra-se dividido em três contextos. O primeiro está relacionado com as vivências em contexto de Creche, o segundo está direcionado para as vivências em Jardim de Infância I e, por último, apresentam-se as vivências em Jardim de Infância II. No contexto de Creche apresentam-se as vivências realizadas no decorrer da Prática Pedagógica, evidenciando-se os aspetos mais marcantes, as experiências mais significativas as aprendizagens e as dificuldades sentidas. O contexto de Jardim de Infância I encontra-se dividido em dois pontos. Primeiramente apresenta-se a dimensão reflexiva na qual se evidenciam os aspetos e as experiências realizadas mais significativas, assim como algumas aprendizagens e dificuldades sentidas. De seguida, apresenta-se o Projeto intitulado As Tartarugas realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto tendo por base os interesses demonstrados pelas crianças. O contexto de Jardim de Infância II está dividido em três pontos. Em primeiro lugar apresenta-se a dimensão reflexiva da Prática Pedagógica, que aborda os aspetos mais marcantes no decorrer da mesma e ainda algumas vivências significativas. Em seguida, apresenta-se o Projeto intitulado O Corpo Humano, seguindo a Metodologia de Trabalho por Projeto, tendo como ponto inicial o interesse e curiosidades demonstrado pelas crianças sobre o assunto. Por último, encontra-se o ensaio investigativo de carácter essencialmente qualitativo, na forma de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 3, 4 e 5 anos. O estudo procurou dar resposta à questão “Será que MR com 3 anos, CS com 4 anos e TB com 5 anos de idade exploram materiais do quotidiano de maneiras diferentes?”. Os dados revelaram que são as crianças de 3 e 4 anos que utilizam mais órgãos de sentido para explorarem. Na classificação são as crianças de 4 e 5 anos que agrupam os objetos por mais do que dois critérios em simultâneo. A criança de 5 anos parece ter a noção de quantidade já desenvolvida, enquanto a criança de 3 anos ainda não realiza contagens. Na brincadeira apenas a criança de 5 anos realiza o jogo com regras, nível mais complexo dentro da brincadeira.pt_PT
dc.identifier.tid201707160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2616
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectCorpo humanopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleRefletindo e investigando enquanto educadora da creche ao jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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