Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB ede Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: A relação entre o treino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de autorregulação – um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Menino, Hugo Alexandre Lopes | |
dc.contributor.author | Pereira, Bárbara Filipa Marques | |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T21:50:05Z | |
dc.date.available | 2023-12-09T21:50:05Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e na Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de doze alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, cujo objetivo era compreender a relação entre o desenvolvimento de competências de autorregulação e o treino de estratégias de aprendizagem – de acordo com os seus estilos de aprendizagem – nos alunos. Os dados recolhidos evidenciam que o treino de estratégias de aprendizagem – relacionadas com a realização de resumos e a aplicação de estratégias de estudo –, associadas ao conhecimento da própria cognição e consequentemente dos estilos de aprendizagem, parecem potenciar o desenvolvimento de competências de autorregulação, na medida em que fomentam múltiplas capacidades relacionadas com o conhecimento e a regulação da cognição e com a regulação pessoal, o comportamento funcional dos alunos e o ambiente direto de aprendizagem dos mesmos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417453 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9043 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Modelo VARK | pt_PT |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Treino de estratégias de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB ede Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: A relação entre o treino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de autorregulação – um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada.pdf
- Size:
- 24.64 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: