Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Maria Gorete Costa
dc.contributor.authorBotequim, Ana Rita Gomes
dc.date.accessioned2022-04-27T13:53:13Z
dc.date.available2022-04-27T13:53:13Z
dc.date.issued2022-02-08
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo abordar duas grandes partes complementares no meu percurso profissional: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, que contempla uma dimensão reflexiva, realizase uma viagem pelas principais aprendizagens e pelos desafios mais significativos em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Nesse sentido, ao longo desta secção, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens e progressos, que possibilitaram um desenvolvimento ao nível profissional e pessoal, enquanto futura professora. Na segunda parte do relatório, que congrega a dimensão investigativa, desenvolve-se um ensaio investigativo sobre a Pedagogia Diferenciada, no âmbito do Português, em concreto no domínio da escrita e da gramática. Centra-se este trabalho na utilização de diversas estratégias diferenciadas para a obtenção de resultados positivos face à competência ortográfica e a alguns conteúdos gramaticais estudados numa turma do 6.º ano de escolaridade. Os resultados indicam que as estratégias diferenciadas contribuíram para os resultados positivos no domínio da escrita, mostrando que os alunos evidenciaram progresso ao nível da ortografia. No que concerne à gramática, com a estratégia diferenciada utilizada, em termos gerais, os alunos evidenciaram algumas dificuldades em colmatar as suas dificuldades.pt_PT
dc.identifier.tid202995496pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7081
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectHistória de Portugalpt_PT
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O impacto de estratégias diferenciadas no domínio da escrita e da gramática numa turma do 6.º ano de escolaridade no ensino do Português do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo de Português, História e Geografia de Portugal no 2º Ciclopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Rita Gomes Botequim_Refletindo sobre a Prática Pedagógica_O Impacto das estratégias diferenciadas_após correções formais.pdf
Size:
16.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: