Repository logo
 
Publication

Mediação Intercultural em Contexto Escolar

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorMargarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco Ribeiro
dc.contributor.authorLopes, Márcia Maria Tojo
dc.date.accessioned2023-03-27T13:46:29Z
dc.date.embargo2025-12-09
dc.date.issued2022-12-09
dc.description.abstractA sociedade e a escola contemporânea são cada vez mais complexas e multiculturais (Vieira e Vieira, 2017), logo, impõe-se hoje à escola novos desafios para responder à crescente diversidade e multiplicidade de divergências. Para tal, são imprescindíveis lideranças capazes que saibam dirigir as instituições educativas com sabedoria e que estejam capacitadas para construir estratégias para que professores e alunos convivam de forma natural com as diferenças sociais, culturais e pessoais. Apresenta-se, no âmbito desta investigação, um estudo que procura perceber a influência do tipo de liderança e quais a(s) prática(s) de mediação intercultural, desenvolvidas na Escola Básica 2,3 ciclos de Gualtar. Como ocorrem, a forma como são percebidas e o seu impacto no desempenho dos alunos e da organização escolar foram alguns dos aspetos que procurámos entender. Considerando a liderança e a mediação como conceitos chave deste trabalho, torna-se fundamental a análise do contexto e da comunicação organizacional, no que concerne à estrutura, às relações de trabalho existentes, ao clima, à cultura organizacional desenvolvida, ao tipo de liderança exercida e às práticas de mediação existentes. Em termos metodológicos, assumiu-se como fundamental o paradigma interpretativo, compreensivo/fenomenológico, cujo objetivo é a compreensão da realidade em estudo, tal como ela é vivida pelos sujeitos. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e das entrevistas individuais semiestruturadas à Direção da Escola, aos professores e psicóloga que assumem o papel de mediadores. Esta investigação permite concluir, que ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne à implementação de práticas de mediação em contexto escolar, e que a existência da inclusão da figura do mediador intercultural é notória, constituindo-se uma mais valia não apenas nos alunos, mas também nas famílias, escola e comunidade, na medida em que adota práticas diferenciadas, transformadoras e empoderadoras da diversidade que habita atualmente na escola. Reconheceu-se, que a diversidade na escola aumentou, testemunhando que a interculturalidade é uma porta aberta para a criação de laços e pontes entre os alunos, comungando da cultura do “outro”, numa oportunidade de conhecimento e de novas aprendizagens sociais e culturais. Percebeu-se ainda, que os professores, a Direção e psicóloga são mediadores interculturais que trabalham em rede, adotando estratégias diferenciadas e recorrendo às diferentes formas de comunicação para diminuir a tensão, o conflito e a indisciplina.pt_PT
dc.identifier.tid203261720pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8284
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectContexto educativopt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.titleMediação Intercultural em Contexto Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_MarciaLopes_final _após correções formais.pdf
Size:
965.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: