Publication
Mediação Intercultural em Contexto Escolar
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica:Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Margarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco Ribeiro | |
dc.contributor.author | Lopes, Márcia Maria Tojo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T13:46:29Z | |
dc.date.embargo | 2025-12-09 | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.description.abstract | A sociedade e a escola contemporânea são cada vez mais complexas e multiculturais (Vieira e Vieira, 2017), logo, impõe-se hoje à escola novos desafios para responder à crescente diversidade e multiplicidade de divergências. Para tal, são imprescindíveis lideranças capazes que saibam dirigir as instituições educativas com sabedoria e que estejam capacitadas para construir estratégias para que professores e alunos convivam de forma natural com as diferenças sociais, culturais e pessoais. Apresenta-se, no âmbito desta investigação, um estudo que procura perceber a influência do tipo de liderança e quais a(s) prática(s) de mediação intercultural, desenvolvidas na Escola Básica 2,3 ciclos de Gualtar. Como ocorrem, a forma como são percebidas e o seu impacto no desempenho dos alunos e da organização escolar foram alguns dos aspetos que procurámos entender. Considerando a liderança e a mediação como conceitos chave deste trabalho, torna-se fundamental a análise do contexto e da comunicação organizacional, no que concerne à estrutura, às relações de trabalho existentes, ao clima, à cultura organizacional desenvolvida, ao tipo de liderança exercida e às práticas de mediação existentes. Em termos metodológicos, assumiu-se como fundamental o paradigma interpretativo, compreensivo/fenomenológico, cujo objetivo é a compreensão da realidade em estudo, tal como ela é vivida pelos sujeitos. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e das entrevistas individuais semiestruturadas à Direção da Escola, aos professores e psicóloga que assumem o papel de mediadores. Esta investigação permite concluir, que ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne à implementação de práticas de mediação em contexto escolar, e que a existência da inclusão da figura do mediador intercultural é notória, constituindo-se uma mais valia não apenas nos alunos, mas também nas famílias, escola e comunidade, na medida em que adota práticas diferenciadas, transformadoras e empoderadoras da diversidade que habita atualmente na escola. Reconheceu-se, que a diversidade na escola aumentou, testemunhando que a interculturalidade é uma porta aberta para a criação de laços e pontes entre os alunos, comungando da cultura do “outro”, numa oportunidade de conhecimento e de novas aprendizagens sociais e culturais. Percebeu-se ainda, que os professores, a Direção e psicóloga são mediadores interculturais que trabalham em rede, adotando estratégias diferenciadas e recorrendo às diferentes formas de comunicação para diminuir a tensão, o conflito e a indisciplina. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203261720 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8284 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
dc.subject | Multiculturalidade | pt_PT |
dc.title | Mediação Intercultural em Contexto Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese_MarciaLopes_final _após correções formais.pdf
- Size:
- 965.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: