Repository logo
 
Publication

A Cidade do Design. A comunicação visual de um projeto que une thinkers e makers num único espaço

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Luísa Maria Pires
dc.contributor.authorCarriço, Joana Catarina Esteves
dc.date.accessioned2022-03-15T15:37:29Z
dc.date.embargo2025-03-15
dc.date.issued2022-01-28
dc.description.abstractA presente investigação de carácter teórico-prático, define-se por um modelo linear, embora adaptável, do processo de construção de uma identidade Visual. Perante tal natureza, manifesta-se o objeto de estudo desta dissertação, assente num exercício gráfico com faculdades projetuais empíricas: a criação e implementação de uma Identidade Visual e respetivos elementos (inseridos num Sistema) para uma nova cidade-marca que surgirá em Gondomar, a Covet Town. Este projeto ambicioso institui um pólo industrial de design inovador, direcionado para a vertente do mobiliário e decoração do luxo, onde a intenção passa por promover a sinergia entre as diferentes áreas criativas e de comunicação com os artesãos que dão forma aos produtos. Consequentemente, observam-se os três fundamentos desta investigação que harmonizam a revisão literária e a prática projetual, sendo eles a Marca, a Identidade (Corporativa) e o Sistema de Identidade Visual da Marca. A intensa recolha e análise de informações inerentes às temáticas definidas, viabilizou a apreensão das diversas realidades, propensões e perspetivas existentes, que permitiram contextualizar teoricamente a vertente prática do projeto. Tal absorção especulativa evidenciou e enriqueceu a experimentação e exploração gráfica dos conteúdos, possibilitando o alcance dos objetivos determinados. Estabelecidas as matérias basilares desta investigação, salienta-se a indagação e dilucidação sobre: a criação de uma Identidade Visual para uma entidade corporativa complexa (Covet Group); conceitos relacionados com o tema (cidades-marca) e processos e metodologias a adotar no contexto em vigor. Estes culminam no principal foco do projeto e desafio proposto, a comunicação visual da futura cidade-marca Covet-Town. Atinente à vertente prática da investigação, torna-se notório o seu desígnio projetual: o desenvolvimento do Sistema de Identidade Visual da Covet Town, nomeadamente a sua Linguagem Visual que abrange os Elementos Básicos, Complementares e a marca Gráfica. Ao longo deste estudo pode observar-se o processo aplicado, intrínseco à própria estrutura do documento. Esta lógica, latente ao presente projeto, propiciou e otimizou um desfecho favorável, que se reflete na resposta alcançada face às exigências apresentadas, nas particularidades tangíveis e intangíveis associadas à comunicação visual desenvolvida e na riqueza teórica incorporada.pt_PT
dc.identifier.tid202964175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6780
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCidade-Marcapt_PT
dc.subjectIdentidade Corporativapt_PT
dc.subjectIdentidade Visualpt_PT
dc.subjectSistema de Identidade Visual da Marcapt_PT
dc.titleA Cidade do Design. A comunicação visual de um projeto que une thinkers e makers num único espaçopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE 305x245mm_A Cidade do Design_Joana Carriço.pdf
Size:
56.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: