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Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de | |
dc.contributor.author | Rosa, Sílvia São João | |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T13:51:15Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T13:51:15Z | |
dc.date.issued | 2022-01-28 | |
dc.description.abstract | A Educação para Todos emerge pela necessidade de responder a cada criança tendo em conta as suas necessidades e características. Comunicar, exprimir as suas vontades e emoções, é o que se pretende para toda e qualquer criança em constante desenvolvimento. A presente investigação assenta na necessidade eminente de reformular a escola, devido ao aparecimento de uma pandemia que, inesperadamente, tornou o ensino à distância. O principal objetivo desta investigação foi apurar se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) facilita o desenvolvimento da comunicação, bem como a aquisição de novas aprendizagens em crianças com perturbação do espectro de Autismo (PEA). Numa parte inicial adaptaram-se histórias infantis em escrita fácil e com símbolos Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente, foram construídos outros materiais como jogos ou canções em que as professoras titulares, professoras de educação especial e encarregados de educação (em contexto familiar) aplicaram às suas crianças com PEA. A metodologia utilizada foi uma investigação ação de caracter qualitativo em que através de três Focus Groups se recolheram informações sobre a aquisição e explanação de novos conhecimentos, bem como a melhoria da autoestima, a expressão de necessidades e emoções da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203037278 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7362 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Intervenção social | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Aumentativa | pt_PT |
dc.subject | Comunicação Alternativa | pt_PT |
dc.subject | Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Perturbação Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.title | Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distância | pt_PT |
dc.title.alternative | ensino a distância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
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