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Comunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de
dc.contributor.authorRosa, Sílvia São João
dc.date.accessioned2022-07-13T13:51:15Z
dc.date.available2022-07-13T13:51:15Z
dc.date.issued2022-01-28
dc.description.abstractA Educação para Todos emerge pela necessidade de responder a cada criança tendo em conta as suas necessidades e características. Comunicar, exprimir as suas vontades e emoções, é o que se pretende para toda e qualquer criança em constante desenvolvimento. A presente investigação assenta na necessidade eminente de reformular a escola, devido ao aparecimento de uma pandemia que, inesperadamente, tornou o ensino à distância. O principal objetivo desta investigação foi apurar se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) facilita o desenvolvimento da comunicação, bem como a aquisição de novas aprendizagens em crianças com perturbação do espectro de Autismo (PEA). Numa parte inicial adaptaram-se histórias infantis em escrita fácil e com símbolos Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC). Posteriormente, foram construídos outros materiais como jogos ou canções em que as professoras titulares, professoras de educação especial e encarregados de educação (em contexto familiar) aplicaram às suas crianças com PEA. A metodologia utilizada foi uma investigação ação de caracter qualitativo em que através de três Focus Groups se recolheram informações sobre a aquisição e explanação de novos conhecimentos, bem como a melhoria da autoestima, a expressão de necessidades e emoções da criança.pt_PT
dc.identifier.tid203037278pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7362
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectComunicação Aumentativapt_PT
dc.subjectComunicação Alternativapt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectPerturbação Espectro do Autismopt_PT
dc.titleComunicação aumentativa e alternativa como meio facilitador da comunicação em crianças com perturbação do espetro de autismo em tempo de pandemia - ensino a distânciapt_PT
dc.title.alternativeensino a distânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

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