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MUSEUS COMUNICANTES: O CASO DO MUSEU NACIONAL RESISTÊNCIA E LIBERDADE- FORTALEZA DE PENICHE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jenny Gil
dc.contributor.advisorFreire, Carla Sofia Costa
dc.contributor.authorReis, Ana João Macatrão dos
dc.date.accessioned2023-12-09T18:19:26Z
dc.date.available2023-12-09T18:19:26Z
dc.date.issued2023-06-14
dc.description.abstractOs museus, enquanto espaços de comunicação por excelência, estão tanto mais envolvidos com o seu público quanto mais acessíveis forem. Neste quadro e tendo em conta que os museus que não comunicam com a sua comunidade local são museus desprovidos de significado, promover a acessibilidade comunicacional e atitudinal significa apostar em estratégias de inclusão que servem todos, independentemente das suas caraterísticas. O estudo que aqui se apresenta centrou-se no tema da promoção da acessibilidade comunicacional e atitudinal como forma de aumentar a participação da comunidade de Peniche no Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL) - Fortaleza de Peniche. Neste sentido procurou-se perceber o perfil do público que visita o museu e perceber se a comunidade local tem uma presença significativa. Pretendeu-se, também, conhecer estratégias e recursos promotores da participação da comunidade local no museu e encontrar potenciais soluções no âmbito da acessibilidade comunicacional e atitudinal neste local. Como estratégia metodológica optou-se por um estudo de caso exploratório-descritivo de caráter qualitativo tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados, inquéritos por questionário aos visitantes do museu e inquéritos por entrevista a informadores chave da comunidade. Como técnicas de análise de dados, foram utilizadas a análise estatística simples e a análise de conteúdo. Pelos dados apurados foi possível perceber que a maior parte dos visitantes do museu não reside no concelho de Peniche. Também foi possível verificar que o desenvolvimento de atividades e recursos no âmbito da acessibilidade comunicacional e atitudinal é percebido como uma mais-valia na promoção da participação da comunidade no MNRL, sendo portanto apresentado um conjunto de potenciais soluções a implementar no espaço em foco.pt_PT
dc.identifier.tid203417399pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9037
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMuseuspt_PT
dc.subjectComunicação nos Museuspt_PT
dc.subjectPúblico nos museuspt_PT
dc.subjectComunicação acessívelpt_PT
dc.titleMUSEUS COMUNICANTES: O CASO DO MUSEU NACIONAL RESISTÊNCIA E LIBERDADE- FORTALEZA DE PENICHEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessivelpt_PT

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