| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.72 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os museus, enquanto espaços de comunicação por excelência, estão tanto mais envolvidos com o seu público quanto mais acessíveis forem. Neste quadro e tendo em conta que os museus que não comunicam com a sua comunidade local são museus desprovidos de significado, promover a acessibilidade comunicacional e atitudinal significa apostar em estratégias de inclusão que servem todos, independentemente das suas caraterísticas.
O estudo que aqui se apresenta centrou-se no tema da promoção da acessibilidade comunicacional e atitudinal como forma de aumentar a participação da comunidade de Peniche no Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL) - Fortaleza de Peniche. Neste sentido procurou-se perceber o perfil do público que visita o museu e perceber se a comunidade local tem uma presença significativa. Pretendeu-se, também, conhecer estratégias e recursos promotores da participação da comunidade local no museu e encontrar potenciais soluções no âmbito da acessibilidade comunicacional e atitudinal neste local.
Como estratégia metodológica optou-se por um estudo de caso exploratório-descritivo de caráter qualitativo tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados, inquéritos por questionário aos visitantes do museu e inquéritos por entrevista a informadores chave da comunidade. Como técnicas de análise de dados, foram utilizadas a análise estatística simples e a análise de conteúdo. Pelos dados apurados foi possível perceber que a maior parte dos visitantes do museu não reside no concelho de Peniche. Também foi possível verificar que o desenvolvimento de atividades e recursos no âmbito da acessibilidade comunicacional e atitudinal é percebido como uma mais-valia na promoção da participação da comunidade no MNRL, sendo portanto apresentado um conjunto de potenciais soluções a implementar no espaço em foco.
Description
Keywords
Museus Comunicação nos Museus Público nos museus Comunicação acessível
