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AS CRIANÇAS DEVEM SER OUVIDAS - ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS CRIANÇAS DO 1.º CICLO NUM PROJETO ESCOLAR - UMA ESCOLA DA REGIÃO DE LEIRIA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSantos, Maria João Sousa Pinto dos
dc.contributor.authorHenriques, Sara Margarida Rufino Santos
dc.date.accessioned2025-07-02T09:36:11Z
dc.date.available2025-07-02T09:36:11Z
dc.date.issued2025-06-12
dc.description.abstractEsta investigação surge da prática profissional em Escola Pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com a valência do Pré-escolar, onde se observa um empenho da Comunidade Local em fazer parte do processo educativo das crianças. A motivação para a realização deste estudo surgiu do facto de na minha prática profissional, enquanto professora do 1.º CEB, verificar que a Escola tem uma forte relação com a comunidade local. Um grupo de pais e encarregados de educação criou em 2018 uma Associação, para desenvolver atividades e atrair crianças das zonas periféricas, com o objetivo de garantir o número mínimo de alunos para manter a escola em funcionamento. Neste sentido, a comunidade local, participa de forma ativa com a comunidade educativa em diferentes atividades dentro e fora da escola. Esta investigação tem por objetivo perceber de que forma a participação ativa das crianças na elaboração do projeto a desenvolver com a comunidade, tem impacto no seu desenvolvimento psicossocial e se as crianças apresentam um maior envolvimento nas atividades escolhidas por elas. Este trabalho é inspirado no documento Ouvir – Agir – Mudar - Manual do Conselho da Europa sobre a participação das crianças do Conselho da Europa (CoE) (Crowley, et al. 2023) e no artigo 12.º da Convenção dos Direitos da Criança (UNICEF, C. P. 2019). Esta Intervenção Pedagógica foi desenvolvida com alunos dos 7 aos 9 anos de idade do 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º CEB num Agrupamento de Escolas de Leiria. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2023 a fevereiro de 2024. Para a recolha de dados na investigação recorreu-se, para a definição do projeto ao Diário de Bordo e ao Focus Group e Inquéritos por Questionário para perceber o impacto do projeto nas crianças. A Intervenção Pedagógica culminou na montagem de uma Biblioteca Comunitária dentro do Café da Aldeia, onde está situada a escola. Os resultados da pesquisa revelam a compreensão do impacto da participação ativa das crianças na definição do projeto para: o seu envolvimento nas tarefas, a concretização e conclusão das mesmas através de uma atitude de compromisso com a atividade proposta e para o desenvolvimento psicossocial e cívico, através da perceção que as criança, os professores e a comunidade têm na aquisição das atividades e valores, como a colaboração e o respeito pelos outros e para o aumento do senso de responsabilidade na concretização de projetos.por
dc.identifier.tid203963180
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13499
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectDesenvolvimento psicossocial
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclo
dc.subjectIntervenção Pedagógica
dc.subjectBiblioteca Comunitária
dc.titleAS CRIANÇAS DEVEM SER OUVIDAS - ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS CRIANÇAS DO 1.º CICLO NUM PROJETO ESCOLAR - UMA ESCOLA DA REGIÃO DE LEIRIA
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógica

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