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O IMPACTO DA PROMOÇÃO TURÍSTICA ONLINE NA INTENÇÃO DE FAZER TURISMO NA SARDENHA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorRibeiro, Sara Maria Ferreira
dc.date.accessioned2023-04-03T11:26:51Z
dc.date.available2023-04-03T11:26:51Z
dc.date.issued2022-10-17
dc.description.abstractVivem-se tempos de incerteza no setor do turismo. Primeiro foi a pandemia por COVID-19, agora a guerra na Ucrânia, com a consequente escalada de preços. Mesmo assim, o turismo é uma atividade de grande relevância económica e social para Portugal e para a Itália, havendo necessidade de conhecer melhor estes mercados e de comunicar que estes dois países, para além das atrações turísticas que têm, são seguros para promoverem movimentos de turistas entre eles. Assim, no âmbito do MMR foi realizado um estágio curricular internacional em Itália, na entidade de acolhimento – Travel Motus, que se localiza em Sassari, cidade situada no norte da Sardenha. O estágio realizou-se entre o início setembro de 2021 e o final de fevereiro de 2022 e teve como objetivo pôr em prática as competências adquiridas ao longo do mestrado, nomeadamente aplicado à área de promoção turística, venda de serviços e interação com o cliente. O presente relatório de estágio descreve e analisa as atividades desenvolvidas no estágio, fazendo um enquadramento teórico e metodológico que suporta o estudo de caso sobre a promoção turística online da Sardenha no mercado português. Assim, com base na observação direta, nas atividades de marketing, na análise de conteúdos, nas atividades desenvolvidas e nos dados recolhidos, através de um questionário online, realizou-se um estudo quantitativo, transversal e de natureza causal, com recurso à estimação de um modelo de equações estruturais através do PLS, cujos resultados evidenciam que mais importante que investir na promoção online, a Sardenha deve apostar em variáveis que possam influenciar positivamente a imagem turística da ilha ou o reconhecimento de marca, como é o caso da sustentabilidade ambiental, pois são essas variáveis que efetivamente vão impactar na intenção de viagem. As atividades de estágio permitiram ainda conhecer o negócio dos operadores turísticos, que aliada à revisão de literatura possibilitaram o aprofundamento do conhecimento do marketing, sobretudo na promoção online de um destino turístico. Por sua vez, os resultados do estudo empírico permitiram identificar oportunidades e propor algumas sugestões para implementar futuramente, que visam sobretudo a concretização dos objetivos estratégicos, tais como: melhorar a qualidade do serviço, a otimização de processos, a comunicação (on-line e off-line) e os resultados operacionais, conhecer o mercado, criar valor para os clientes e alcançar uma maior rendibilidade nas vendas.pt_PT
dc.identifier.tid203265190pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8310
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSardenhapt_PT
dc.subjectPromoção onlinept_PT
dc.subjectImagem turísticapt_PT
dc.subjectReconhecimento de marcapt_PT
dc.subjectPartilha de conteúdospt_PT
dc.subjectIntenção comportamental de viajarpt_PT
dc.titleO IMPACTO DA PROMOÇÃO TURÍSTICA ONLINE NA INTENÇÃO DE FAZER TURISMO NA SARDENHApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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