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Estratégias no enfrentamento da crise hídrica a partir da avaliação do comportamento de consumidores brasileiros e portugueses

dc.contributor.authorCôrtes, Pedro Luiz
dc.contributor.authorDias, A. G.
dc.contributor.authorFernandes, Maria Eduarda
dc.contributor.authorPereira, I. C. C.
dc.contributor.authorBarbosa, T. S.
dc.date.accessioned2018-07-05T14:06:18Z
dc.date.available2018-07-05T14:06:18Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta pesquisa, empreendida sob a forma de um survey, foi desenvolvida com o objetivo de verificar qual o comportamento ambiental de consumidores brasileiros e portugueses em relação à água disponibilizada pelas redes públicas de abastecimento. A justificativa do estudo dá-se em razão da crise hídrica enfrentada pela Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), buscando elementos para melhor caracterizar esse comportamento do ponto de vista ambiental. Isso permitirá a concepção de estratégias de enfrentamento da crise, tendo em perspectiva o comportamento dos consumidores. Isso foi feito a partir da comparação entre grupos com semelhanças culturais e históricas e que enfrentam realidades hídricas distintas. Após levantamento bibliográfico específico, incluindo o estabelecimento de um panorama sobre o abastecimento de água na RMSP, foi desenvolvido um questionário com 36 assertivas e utilizada uma escala do tipo Likert. O instrumento de pesquisa foi aplicado a 278 estudantes de graduação no Brasil (Região Metropolitana de São Paulo) e em 223 estudantes em Portugal (Região Metropolitana do Porto), num total de 501 entrevistados. O tratamento estatístico escolhido foi a análise fatorial exploratória, buscando validar a escala construída, sendo complementada por outras estratégias analíticas. Verificou-se que, em relação às práticas de economia de água, há similaridades entre portugueses e brasileiros, embora as motivações sejam distintas. Para os portugueses há um componente ambiental significativo, com a economia decorrendo de uma atitude ambiental mais pronunciada. Os brasileiros, por sua vez, economizam água mais por razões econômicas ligadas à escassez de um insumo do que por motivações de ordem ambiental.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3321
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEstratégia ambientalpt_PT
dc.subjectCrise hídricapt_PT
dc.subjectConsumo de águapt_PT
dc.titleEstratégias no enfrentamento da crise hídrica a partir da avaliação do comportamento de consumidores brasileiros e portuguesespt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleXXXIX EnANPAD, 13 a 16 de setembro de 2015, Belo Horizontept_PT
person.familyNameFernandes
person.givenNameMaria Eduarda
person.identifier.ciencia-idAC13-ED97-A1C0
person.identifier.orcid0000-0001-6584-0412
person.identifier.scopus-author-id57191744568
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4db6bf33-8fbf-43c5-b14c-75a606ad8783
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