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O impacto da autenticidade de uma atração turística na satisfação do turista no seu bem-estar e WOM mediada pelaExperiência turística memorável

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Alzira Maria Ascensão
dc.contributor.authorSintra, Jéssica Cravo
dc.date.accessioned2024-12-10T15:00:56Z
dc.date.available2024-12-10T15:00:56Z
dc.date.issued2024-11-11
dc.description.abstractNo ambiente altamente competitivo em que as atrações turísticas estão inseridas, é crucial que elas se adaptem para atender às crescentes exigências do turista moderno, que procura mais do que uma simples visita "normal". Os turistas atuais, procuram experiências que lhes permitam uma conexão autêntica com o local de visita, oferecendo-lhes momentos memoráveis e possibilidade de experienciar algo novo. A autenticidade revela-se assim, um fator-chave para que as atrações transformem as suas visitas em experiências memoráveis, capazes de aumentar significativamente a satisfação dos turistas, melhorar o seu bem-estar e influenciar positivamente as suas intenções comportamentais, como o desejo recomendar o destino ou revisitar as atrações turísticas. É neste âmbito que a presente investigação se insere e tem como objetivo avaliar o nível de impacto que a autenticidade das atrações turísticas tem na satisfação do turista, no seu bem-estar e no Word-of-Mouth (WOM), e de que forma este impacto é mediado pelas experiências turísticas memoráveis (ETM). Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo com base num questionário online construído no Google Forms, com uma amostra final de 428 turistas que visitaram uma atração turística portuguesa. Estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS). Os resultados revelaram que a autenticidade (baseada no objeto e existencial) tem uma influência positiva na ETM e na satisfação do turista. A ETM, por sua vez, influencia a satisfação do turista, o bem-estar (hedónico e eudemónico) e o WOM. No entanto, a satisfação do turista não influencia o bem-estar do turista, mas revelou ter impacto positivo no seu WOM. O bem-estar, por sua vez, revelou que não ter um impacto positivo no WOM. Por fim, as ETM revelaram ter um efeito mediador positivo entre a autenticidade e as variáveis satisfação do turista, bem-estar e WOM. Este estudo, a nível teórico, pode contribuir para um melhor conhecimento da relação entre as variáveis em estudo e, a nível prático, para a formulação de estratégias de marketing e de políticas de turismo mais adequadas.pt_PT
dc.identifier.tid203750055pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10296
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutenticidadept_PT
dc.subjectExperiências turísticas memoráveispt_PT
dc.subjectSatisfação do turistapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectWOMpt_PT
dc.titleO impacto da autenticidade de uma atração turística na satisfação do turista no seu bem-estar e WOM mediada pelaExperiência turística memorávelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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