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As relações parentais em contexto familiar vistas à luz de teorias educacionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorSouza, Mônica Ferreira de
dc.date.accessioned2021-05-14T13:27:03Z
dc.date.available2021-05-14T13:27:03Z
dc.date.issued2021-04-16
dc.description.abstractDurante milhares de anos, pais aprenderam a criar os seus filhos com avós, tios e vizinhos em circunstâncias relativamente estáveis, juntavam-se ao redor da fogueira para partilhar as suas experiências e conhecimentos que eram passados de geração em geração. Com a migração das famílias para as grandes cidades, a sabedoria e o apoio de parentes e amigos perderam-se, comprometendo os recursos da arte de criar filhos. Os profissionais de diversas áreas precisam de estudar durante anos ininterruptos para se tornarem aptos a exercer uma profissão; para os pais só é necessário ter os filhos, e de certa forma os filhos são “entregues ao acaso”. No entanto no mundo ocidental a escolaridade obrigatória faz com que todos estejam mais informados sobre o que é ser criança e como esta deve ser educada. Os direitos da criança são constantemente referidos. As famílias educam os seus filhos como acreditam ser o melhor. Há um senso comum sobre o assunto que muitas vezes é incompleto e/ou assenta em bases deturpadas quanto ao conhecimento sobre o desenvolvimento da criança. Neste trabalho quisemos conhecer como são educadas algumas crianças brasileiras e relacionar os procedimentos educativos das suas educadoras(mães) com as teorias e métodos educacionais mais conhecidos no Brasil(Montessori, Piaget e Vigostki) afim de perceber se intuitivamente os procedimentos educativos usados são concordantes com as teorias e métodos. Apresentamos a evolução do desenvolvimento educacional da criança no Brasil e as teorias educacionais mais relevantes no contexto brasileiro. Como trabalho empirico analisamos aspetos das relações parentais em contexto familiar que enquadramos nas teorias e métodos educacionais. A pesquisa qualitativa foi de natureza exploratória. Em relação às mães entrevistadas podemos concluir que os procedimentos mais importantes das relações parentais se enquadram nos pensamentos dos teóricos mais presentes na educação no Brasil, o que nos permite dizer que para estes casos se verifica uma grande evolução do pensamento e da ação sobre a criança.pt_PT
dc.identifier.tid202724158pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5779
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.titleAs relações parentais em contexto familiar vistas à luz de teorias educacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização Educação e Desenvolvimento Comunitáriopt_PT

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TESE MONICA SOUZA 2020_após correções formais.pdf
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