Repository logo
 
Publication

Projeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorPinho, Patrícia Isabel Gonçalves
dc.date.accessioned2023-01-27T14:02:22Z
dc.date.available2023-01-27T14:02:22Z
dc.date.issued2022-11-07
dc.description.abstractNum mundo em permanente mudança tecnológica, as salas de aula enfrentam cada vez mais novos desafios. O contacto com a tecnologia faz com que os interesses dos alunos divirjam do que eram há apenas alguns anos atrás. Apesar de todo este contacto com a tecnologia, muitos alunos não conseguem utilizar os recursos que têm, no sentido da aprendizagem. Cabe ao professor estar atento e aproveitar isso como oportunidade, potenciando as capacidades e conhecimentos prévios dos alunos, criando ambientes facilitadores de aprendizagens significativas. Cabe também a cada escola/ agrupamento acompanhar estas mudanças dosseus professores, de forma a proporcionar formação e equipamentos que permitam dar estes passos em segurança. Os principais objetivos desta investigação foram analisar de que forma é que a utilização da robótica educativa em contextos de sala de aula promove a articulação curricular no 1.º ciclo do ensino básico e se as inteligências múltiplas poderiam ser desenvolvidas através dessas atividades. Participaram neste estudo seis professoras titulares de turma e uma turma que vivenciou o projeto Roboticar durante três anos letivos. O estudo, no qual se seguiu a metodologia de investigação-ação, confirmou que atividades de robótica educativa podem ser mobilizadoras da articulação curricular acompanhando as aprendizagens essenciais e reforçando os conhecimentos já adquiridos. Também permitiu observar uma apropriação das inteligências múltiplas por parte dos alunos, traduzindo-se isso numa maior consciência das suas capacidades e do autoconhecimento. A análise dos dados permite observar essa evolução ao longo dos ciclos de investigação.pt_PT
dc.identifier.tid203208102pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8067
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectRobótica Educativapt_PT
dc.subjectRecursos de Aprendizagempt_PT
dc.subjectInteligências Múltiplaspt_PT
dc.subjectCompetências multidisciplinarespt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.titleProjeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Patrícia Pinho_após correções formais.pdf
Size:
8.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: