Publication
Projeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Pinho, Patrícia Isabel Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T14:02:22Z | |
dc.date.available | 2023-01-27T14:02:22Z | |
dc.date.issued | 2022-11-07 | |
dc.description.abstract | Num mundo em permanente mudança tecnológica, as salas de aula enfrentam cada vez mais novos desafios. O contacto com a tecnologia faz com que os interesses dos alunos divirjam do que eram há apenas alguns anos atrás. Apesar de todo este contacto com a tecnologia, muitos alunos não conseguem utilizar os recursos que têm, no sentido da aprendizagem. Cabe ao professor estar atento e aproveitar isso como oportunidade, potenciando as capacidades e conhecimentos prévios dos alunos, criando ambientes facilitadores de aprendizagens significativas. Cabe também a cada escola/ agrupamento acompanhar estas mudanças dosseus professores, de forma a proporcionar formação e equipamentos que permitam dar estes passos em segurança. Os principais objetivos desta investigação foram analisar de que forma é que a utilização da robótica educativa em contextos de sala de aula promove a articulação curricular no 1.º ciclo do ensino básico e se as inteligências múltiplas poderiam ser desenvolvidas através dessas atividades. Participaram neste estudo seis professoras titulares de turma e uma turma que vivenciou o projeto Roboticar durante três anos letivos. O estudo, no qual se seguiu a metodologia de investigação-ação, confirmou que atividades de robótica educativa podem ser mobilizadoras da articulação curricular acompanhando as aprendizagens essenciais e reforçando os conhecimentos já adquiridos. Também permitiu observar uma apropriação das inteligências múltiplas por parte dos alunos, traduzindo-se isso numa maior consciência das suas capacidades e do autoconhecimento. A análise dos dados permite observar essa evolução ao longo dos ciclos de investigação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203208102 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8067 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Robótica Educativa | pt_PT |
dc.subject | Recursos de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_PT |
dc.subject | Competências multidisciplinares | pt_PT |
dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
dc.title | Projeto Roboticar - promoção da articulação curricular à luz da robótica educativa e das inteligências múltiplas no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio Patrícia Pinho_após correções formais.pdf
- Size:
- 8.49 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: