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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Num mundo em permanente mudança tecnológica, as salas de aula
enfrentam cada vez mais novos desafios. O contacto com a tecnologia
faz com que os interesses dos alunos divirjam do que eram há apenas
alguns anos atrás. Apesar de todo este contacto com a tecnologia,
muitos alunos não conseguem utilizar os recursos que têm, no sentido
da aprendizagem. Cabe ao professor estar atento e aproveitar isso como
oportunidade, potenciando as capacidades e conhecimentos prévios dos
alunos, criando ambientes facilitadores de aprendizagens significativas.
Cabe também a cada escola/ agrupamento acompanhar estas mudanças
dosseus professores, de forma a proporcionar formação e equipamentos
que permitam dar estes passos em segurança.
Os principais objetivos desta investigação foram analisar de que forma
é que a utilização da robótica educativa em contextos de sala de aula
promove a articulação curricular no 1.º ciclo do ensino básico e se as
inteligências múltiplas poderiam ser desenvolvidas através dessas
atividades. Participaram neste estudo seis professoras titulares de turma
e uma turma que vivenciou o projeto Roboticar durante três anos
letivos. O estudo, no qual se seguiu a metodologia de investigação-ação,
confirmou que atividades de robótica educativa podem ser
mobilizadoras da articulação curricular acompanhando as
aprendizagens essenciais e reforçando os conhecimentos já adquiridos.
Também permitiu observar uma apropriação das inteligências múltiplas
por parte dos alunos, traduzindo-se isso numa maior consciência das
suas capacidades e do autoconhecimento. A análise dos dados permite
observar essa evolução ao longo dos ciclos de investigação.
Description
Keywords
1º Ciclo do Ensino Básico Robótica Educativa Recursos de Aprendizagem Inteligências Múltiplas Competências multidisciplinares Articulação curricular