Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos.
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-07T13:44:02Z | |
| dc.date.available | 2020-07-07T13:44:02Z | |
| dc.date.issued | 2020-06-12 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019. Aqui encontra-se o meu percurso, efetuado ao longo das práticas em contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de organização, este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se a dimensão reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionado. Nesta estão presentes, de um modo reflexivo, as vivências efetuadas durante as práticas quer em Educação de Infância (creche e jardim de infância), quer em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo investigativo de natureza qualitativa, efetuado com cinco crianças do contexto de jardim de infância. O seu objetivo passa pela compreensão do modo como crianças com cinco e seis anos resolvem problemas de matemática. Para a concretização desta investigação, foi utilizada a observação direta, o registo audiovisual e a entrevista. Em conclusão, foi possível compreender que, nestas idades, as crianças recorrem à contagem um a um, com os dedos das mãos ou através de materiais concretos ou cálculo mental para resolverem problemas matemáticos. A comunicação oral, associada ao registo gráfico, revelaram-se instrumentos privilegiados de comunicação de ideias e raciocínios. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202497526 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4998 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Cálculo mental | pt_PT |
| dc.subject | Números racionais | pt_PT |
| dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de P.E.S._Patrícia Ferreira_MEPEE1CEB_2020.pdf
- Size:
- 1.53 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
