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Determinantes da Adoção de Comportamentos Sustentáveis no Âmbito da Moda pelos Consumidores Portugueses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorRijo, Susana Maria Figueiredo Lopes
dc.date.accessioned2022-06-02T13:07:36Z
dc.date.available2022-06-02T13:07:36Z
dc.date.issued2022-01-17
dc.description.abstractA indústria da moda é considerada insustentável devido aos seus impactos negativos para as pessoas e o ambiente. Por sua vez, os consumidores deverão constituir-se como impulsionadores do desenvolvimento sustentável, tornando-se relevante identificar os fatores que mais os influenciam para adotarem comportamentos sustentáveis no âmbito da moda. Esta investigação teve por base um estudo quantitativo e a aplicação de um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência com 272 consumidores portugueses. Os dados foram analisados através do IBM SPSS Statistics 27. Os resultados obtidos indicam que a consciência ambiental dos consumidores é o fator mais relevante para a adotação de comportamentos sustentáveis no âmbito da moda, nomeadamente, compra de vestuário de material reciclado, reutilização de vestuário, consumo socialmente consciente, compra localmente e aposta na funcionalidade. Uma maior consciencialização do impacto do comportamento de compra do consumidor é também importante ao nível da promoção do consumo socialmente consciente, do localismo e da funcionalidade. O nível de consciência de moda apenas demonstrou um impacto positivo e estatisticamente significativo na compra de vestuário de material reciclado. A consciência dos rótulos ecológicos evidenciou um efeito positivo na compra de vestuário de material reciclado, na reutilização de vestuário e no consumo socialmente consciente. Quanto às características sociodemográficas, os resultados indicam que as mulheres reutilizam mais vestuário e têm um consumo socialmente mais consciente do que os homens e os consumidores com mais idade tendem a privilegiar a funcionalidade. Por sua vez, não se identificaram efeitos estatisticamente significativos dos níveis de rendimento e de escolaridade na adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito da compra de vestuário. Ao nível académico, este trabalho contribui para o desenvolvimento teórico de um tema atual, porém pouco investigado, especialmente no contexto português. Ao nível prático, visa auxiliar as empresas no desenvolvimento de estratégias de marketing que promovam a adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito do setor da moda.pt_PT
dc.identifier.tid203019644pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7230
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModa sustentávelpt_PT
dc.subjectConsciência ambientalpt_PT
dc.subjectConsciência do impacto do comportamento de comprapt_PT
dc.subjectRótulos ecológicospt_PT
dc.subjectReutilização de vestuáriopt_PT
dc.subjectLocalismopt_PT
dc.titleDeterminantes da Adoção de Comportamentos Sustentáveis no Âmbito da Moda pelos Consumidores Portuguesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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Dissertação Susana Rijo 2192415.pdf
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