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Advisor(s)
Abstract(s)
A indústria da moda é considerada insustentável devido aos seus impactos negativos para
as pessoas e o ambiente. Por sua vez, os consumidores deverão constituir-se como
impulsionadores do desenvolvimento sustentável, tornando-se relevante identificar os
fatores que mais os influenciam para adotarem comportamentos sustentáveis no âmbito da
moda.
Esta investigação teve por base um estudo quantitativo e a aplicação de um questionário
online junto de uma amostra não probabilística por conveniência com 272 consumidores
portugueses. Os dados foram analisados através do IBM SPSS Statistics 27. Os resultados
obtidos indicam que a consciência ambiental dos consumidores é o fator mais relevante
para a adotação de comportamentos sustentáveis no âmbito da moda, nomeadamente,
compra de vestuário de material reciclado, reutilização de vestuário, consumo socialmente
consciente, compra localmente e aposta na funcionalidade. Uma maior consciencialização
do impacto do comportamento de compra do consumidor é também importante ao nível da
promoção do consumo socialmente consciente, do localismo e da funcionalidade. O nível
de consciência de moda apenas demonstrou um impacto positivo e estatisticamente
significativo na compra de vestuário de material reciclado. A consciência dos rótulos
ecológicos evidenciou um efeito positivo na compra de vestuário de material reciclado, na
reutilização de vestuário e no consumo socialmente consciente. Quanto às características
sociodemográficas, os resultados indicam que as mulheres reutilizam mais vestuário e têm
um consumo socialmente mais consciente do que os homens e os consumidores com mais
idade tendem a privilegiar a funcionalidade. Por sua vez, não se identificaram efeitos
estatisticamente significativos dos níveis de rendimento e de escolaridade na adoção de
comportamentos sustentáveis no âmbito da compra de vestuário.
Ao nível académico, este trabalho contribui para o desenvolvimento teórico de um tema
atual, porém pouco investigado, especialmente no contexto português. Ao nível prático,
visa auxiliar as empresas no desenvolvimento de estratégias de marketing que promovam a
adoção de comportamentos sustentáveis no âmbito do setor da moda.
Description
Keywords
Moda sustentável Consciência ambiental Consciência do impacto do comportamento de compra Rótulos ecológicos Reutilização de vestuário Localismo