Repository logo
 
Publication

Controlo orçamental e gestão de produto na D. Dinis Business School

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Vítor Hugo Santos
dc.contributor.advisorAmado, Henrique Carvalho
dc.contributor.authorRêgo, Jorge Miguel Menezes
dc.date.accessioned2018-09-10T10:35:06Z
dc.date.available2018-09-10T10:35:06Z
dc.date.issued2018-05-18
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido com base no trabalho efetuado durante um estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria realizado na Associação D. Dinis Business School (DDBS) no período decorrido entre 3 de outubro de 2016 e 15 de fevereiro de 2017. O objetivo deste estágio consistiu na realização de tarefas focadas em Controlo de Gestão e Controlo Orçamental que permitiram não só aplicar os conhecimentos reunidos ao longo do mestrado como também enriquecer a aprendizagem acerca destas áreas. O desafio proposto neste âmbito consistiu de grosso modo em analisar os custos referentes ao Marketing, com enfoque no Retorno Sobre o Investimento – Return on Investment (ROI) gerado em cada produto da DDBS (i.e. cursos de formação). Durante o estágio foi possível conhecer qual o método de controlo efetuado pela DDBS e com base neste conhecimento desenvolver um plano de implementação de um novo conceito orçamental baseado em dados reais da Associação de anos anteriores. Esta tarefa iniciou-se com a recolha de dados referentes aos anos de 2016 e 2017 para posterior comparação e análise. Posteriormente, procedeu-se à inserção de todos os dados de despesas de Marketing inerentes aos cursos numa nova base de dados de modo a verificar o ROI gerado por cada um. Seguidamente iniciou-se uma nova fase de análise pormenorizada dos meios online de Marketing (Facebook e Google Adwords) abrangendo todas as informações dos cursos até se obter a taxa de conversão de cada um. Esta taxa foi calculada com base no número de cliques em anúncios online e o número de inscrições efetivas nos cursos. Indo ao encontro do desafio proposto neste estágio prosseguiu-se à criação de um novo orçamento de modo a definir um montante orçamental ideal a investir no Marketing online que permita atingir o número mínimo de alunos previamente calculado pela DDBS. A complementar este trabalho procedeu-se ainda ao cálculo dos desvios orçamentais referentes aos anos em análise apurados consoante os limites anuais impostos pela DDBS. Resumidamente, este relatório reflete uma análise profunda e pormenorizada, com base em dados reais para a obtenção de um orçamento adequado e adaptado a cada curso, proporcionando um melhor retorno e diminuição de custos desnecessários para a DDBS.pt_PT
dc.identifier.tid201972930pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3517
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectControlo orçamentalpt_PT
dc.subjectOrçamentopt_PT
dc.subjectRetorno sobre investimentopt_PT
dc.subjectDesviospt_PT
dc.titleControlo orçamental e gestão de produto na D. Dinis Business Schoolpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório D.Dinis Business School_Jorge Rego_Final.pdf
Size:
2.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: