Publication
Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Pina, Fátima Maria Neta | |
dc.date.accessioned | 2017-07-24T10:49:29Z | |
dc.date.available | 2017-07-24T10:49:29Z | |
dc.date.issued | 2017-07-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e apresenta-se dividido em duas partes principais, a primeira parte relacionada com as vivências em contexto de Creche e a segunda com as vivências em contexto de Jardim-de-Infância (I e II). Relativamente à primeira parte, divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentado o ambiente educativo em que decorreu a Prática em contexto de Creche, seguindo-se uma dimensão reflexiva, na qual estão retratados os momentos mais significativos vivenciados neste contexto. Por último apresenta-se o ensaio investigativo realizado neste mesmo contexto, que tem como título “Reconhecimento de propriedades dos materiais por crianças entre os 16 e os 24 meses”. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de índole interpretativa, uma vez que se pretende observar, descrever e analisar as ações das crianças na sua interação com os materiais. Os resultados mostram que a maioria das crianças participantes neste estudo reconhece algumas propriedades físicas dos materiais, o que lhes permite agrupa-los adequadamente. Foi também evidente que algumas destas crianças revelam ter emergente a competência de classificação de objetos. A segunda parte deste relatório está dividida em quatro tópicos. Inicia-se com a apresentação dos contextos educativos em que decorreram as Práticas em JI I e JI II, ao que se segue uma dimensão reflexiva onde é apresentado aquilo que de mais relevante foi vivenciado em contexto de JI I. De seguida dá-se a conhecer o trabalho realizado neste contexto, intitulado “Descobrindo as Lulas”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Apresenta-se, depois, a dimensão reflexiva relativa ao que de mais significativo foi vivenciado em contexto de JI II. Por fim apresenta-se a conclusão do presente relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo do período de PES. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201719819 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Exploração sensorial | pt_PT |
dc.title | Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |