Repository logo
 
Publication

Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de Infância

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorPina, Fátima Maria Neta
dc.date.accessioned2017-07-24T10:49:29Z
dc.date.available2017-07-24T10:49:29Z
dc.date.issued2017-07-04
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e apresenta-se dividido em duas partes principais, a primeira parte relacionada com as vivências em contexto de Creche e a segunda com as vivências em contexto de Jardim-de-Infância (I e II). Relativamente à primeira parte, divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentado o ambiente educativo em que decorreu a Prática em contexto de Creche, seguindo-se uma dimensão reflexiva, na qual estão retratados os momentos mais significativos vivenciados neste contexto. Por último apresenta-se o ensaio investigativo realizado neste mesmo contexto, que tem como título “Reconhecimento de propriedades dos materiais por crianças entre os 16 e os 24 meses”. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de índole interpretativa, uma vez que se pretende observar, descrever e analisar as ações das crianças na sua interação com os materiais. Os resultados mostram que a maioria das crianças participantes neste estudo reconhece algumas propriedades físicas dos materiais, o que lhes permite agrupa-los adequadamente. Foi também evidente que algumas destas crianças revelam ter emergente a competência de classificação de objetos. A segunda parte deste relatório está dividida em quatro tópicos. Inicia-se com a apresentação dos contextos educativos em que decorreram as Práticas em JI I e JI II, ao que se segue uma dimensão reflexiva onde é apresentado aquilo que de mais relevante foi vivenciado em contexto de JI I. De seguida dá-se a conhecer o trabalho realizado neste contexto, intitulado “Descobrindo as Lulas”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Apresenta-se, depois, a dimensão reflexiva relativa ao que de mais significativo foi vivenciado em contexto de JI II. Por fim apresenta-se a conclusão do presente relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo do período de PES.pt_PT
dc.identifier.tid201719819pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2676
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectExploração sensorialpt_PT
dc.titleIdentidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Fátima Maria Neta Pina.pdf
Size:
5.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: