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Práticas e conhecimentos dos adolescentes face à sexualidade

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMenino, Eva Patrícia da Silva Guilherme
dc.contributor.authorMendonça, Ivanusa
dc.date.accessioned2024-08-23T11:54:34Z
dc.date.available2024-08-23T11:54:34Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.description.abstractIntrodução: A adolescência é uma etapa estruturante do ciclo vital da família, determinando o desenvolvimento humano e suas transformações ao longo da vida nas diferentes sociedades. A sexualidade do adolescente pode apresentar-se desarmoniosa, pois o equilíbrio emocional nem sempre acompanha o equilíbrio física. Há que destacar que a sexualidade do adolescente transcende o aspeto biológico, manifestando-se como um fenómeno psicológico e social, neste sentido a necessidade de ações educativas preventivas aos adolescentes, pois a falta de informação contribui para a sua vulnerabilidade. Os adolescentes reconhecem a importância da educação sexual, mesmo não tendo uma lei que garanta a mesma, mas as estratégias de implementar garantirão a promoção, proteção e ganhos em saúde e da família. Objetivo: Avaliar as práticas e os conhecimentos dos adolescentes face à sexualidade e prevenção das ISTs e gravidez; conhecer quais são os métodos contracetivos que os adolescentes utilizam, compreender como os adolescentes utilizam os métodos contracetivos, conhecer a opinião dos adolescentes sobre a importância da educação sexual nas escolas e na família. Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa para análise dos dados realizado numa escola católica das periferias de Bissau no ano 2023,com autorização do comitê de ética em saúde n: 034, com uma amostra não probabilística de conveniência constituída por estudantes dos 13 aos 16 anos de idade, o instrumento de investigação integra duas partes, uma corresponde à caraterização sociodemográfica dos estudantes e uma segunda parte com questões relacionadas com a sexualidade e métodos contracetivos. O tratamento de dados foi efetuado através do programa SPSS Statistics Base versão 27. Resultados: verificou-se que a maioria dos participantes são raparigas no 8º e 9º ano (55,20% e 66,70% respetivamente), ao passo que no 7º ano são os rapazes a maioria 60,90%. Podemos verificar que a larga maioria dos participantes recebeu educação sobre a sexualidade/ planeamento familiar especialmente no 9º ano (100.00%), no 7º ano temos 78,30% e no 8º são já 86.20%. Ainda constatam que a larga maioria dos participantes não usa os métodos contracetivos na sua primeira relação sexual especialmente, no 8º ano (89,70% dos respondentes refere não ter utilizado); no 7º ano tem 87.00% que refere o não uso e no 9º ano só são 52.80%, contudo neste ano de escolaridade 36.90% não responderam. Assim podemos inferir que apesar de terem recebido educação, a maioria não usou métodos contracetivos na sua primeira relação sexual. Considerações finais: nesta fase do ciclo vital familiar é fundamental uma adequada educação sexual para que a adolescente tenha a possibilidade de aprender a cuidar não só de sua saúde reprodutiva, como também tenha abertura para falar de dúvidas, medos, desejos e emoções.pt_PT
dc.identifier.tid203683013pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamentos de risco à saúdept_PT
dc.subjectConhecimentospt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.titlePráticas e conhecimentos dos adolescentes face à sexualidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Familiarpt_PT

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