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Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marques, Pedro José Franco | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T13:27:10Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T13:27:10Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203322398 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8623 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Autoconsumo | pt_PT |
dc.subject | Impactos económicos | pt_PT |
dc.subject | Metodologias de otimização | pt_PT |
dc.subject | Produção fotovoltaica | pt_PT |
dc.subject | Rede inteligente | pt_PT |
dc.subject | Redução das emissões | pt_PT |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_PT |
dc.title | Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Electrotécnica - Energia e Automação | pt_PT |
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