Repository logo
 
Publication

Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Pedro José Franco
dc.contributor.authorRodrigues, Tiago Filipe dos Santos
dc.date.accessioned2023-06-22T13:27:10Z
dc.date.available2023-06-22T13:27:10Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.pt_PT
dc.identifier.tid203322398pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8623
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutoconsumopt_PT
dc.subjectImpactos económicospt_PT
dc.subjectMetodologias de otimizaçãopt_PT
dc.subjectProdução fotovoltaicapt_PT
dc.subjectRede inteligentept_PT
dc.subjectRedução das emissõespt_PT
dc.subjectVeículos elétricospt_PT
dc.titleCompatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Electrotécnica - Energia e Automaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos_Tiago_Filipe_Santos_Rodrigues_2182464 (1).pdf
Size:
8.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: