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O impacto do governo das sociedades no valor da marca corporativa tem sido alvo de estudo na literatura. Estudar o impacto de governo das sociedades no valor da marca é fundamental, porque as políticas de governo das sociedades desempenham um papel central na reputação e no desempenho de uma empresa, ou seja, com um governo das sociedades eficiente, a empresa pode atrair investimentos, fidelizar clientes e criar valor a longo prazo (Zahoor et al., 2023).
Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto das políticas de governo das sociedades no valor da marca corporativa. Para tal, é utilizada uma amostra com dados em painel composta por 74 empresas no período de 2018 a 2022. A variável dependente é o valor da marca corporativa medida através do ranking das 500 maiores marcas da Brand Finance e a variável independente é o governo das sociedades medida através de subvariáveis, dados que se retiraram da base de dados DataStream Eikon. Os dados das variáveis de controlo também foram obtidos através da base de dados DataStream Eikon. Analisou-se a relação entre as variáveis através da correlação de Spearman e pela estimação do modelo de efeitos fixos.
A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o impacto entre as políticas de governo das sociedades e o valor da marca corporativa, não é igual para todas as variáveis. A análise de correlação revelou que apenas a pontuação dos acionistas apresenta uma correlação positiva, e significativa, com o valor da marca corporativa. O resultado da estimação do modelo por efeitos fixos indicou que o valor da marca corporativa é influenciado positiva e significativamente pela dimensão do conselho.
A relevância deste estudo reside na compreensão de como as políticas de governo das sociedades influenciam o valor da marca, um dos ativos intangíveis de uma empresa. Ao investigar esta relação, é possível identificar como a transparência, a responsabilidade e a estrutura organizacional impactam a perceção do mercado e a confiança dos stakeholders (Komath et al., 2023; Mishra, 2018). Isto oferece bases para gestores e investidores sobre a importância de adotar políticas de governo das sociedades, não apenas para melhorar o desempenho financeiro, mas também para fortalecer a imagem e a competitividade da empresa a longo prazo.
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Keywords
Governo das sociedades Valor de marca corporativa