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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar, pertencente à Escola Superior de Educação e Ciências
Sociais do Politécnico de Leiria. O seu objetivo principal é mostrar
vivências colhidas nas diferentes Práticas Pedagógicas, em cada um dos
contextos atribuídos, demonstrando, ainda, um estudo incidindo sobre
as aprendizagens adquiridas através de criações de cariz artístico. Este
relatório encontra-se, assim, dividido em três partes.
Na primeira parte do relatório é apresentada uma dimensão reflexiva
relativamente à Prática Pedagógica em contexto de creche. Este
capítulo inclui uma breve caracterização do contexto e das crianças
pertencentes ao mesmo, aprendizagens adquiridas pelas crianças e
pelos adultos, e algumas competências significativas a ter em conta.
Neste contexto foi possível reconhecer dificuldades e torna-las em
aprendizagens, como a transformação de dúvidas em confiança e a
observação atenta do grupo e das suas necessidades.
A segunda parte refere-se ao contexto de jardim-de-infância de rede
privada, e encontra-se subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata
uma breve dimensão reflexiva, devidamente fundamentada, acerca das
aprendizagens obtidas pelas crianças através das artes visuais,
explicando pontos como os comportamentos das crianças perante certos
momentos e situações artísticas criadas pelas mesmas. Aqui foi possível
adquirir aprendizagens relativamente à criação e implementação de
projetos de acordo com as necessidades e interesses demonstrados pelas
crianças. O segundo abrange o estudo proveniente das experiências
vivenciadas e resultados recolhidos no mesmo contexto, de forma a se
perceber como as artes visuais influenciam as aprendizagens adquiridas
pelas crianças. Com este estudo aprendeu-se a colocar questões ao
grupo selecionado e a observar a evolução nos conhecimentos de cada
criança através das suas respostas.
Numa terceira parte apresenta-se um capítulo com uma dimensão
reflexiva, que diz respeito à Prática Pedagógica em contexto de jardimde-
infância de rede pública. Este último capítulo refere assuntos como
a breve caracterização de um jardim-de-infância em contexto público,
as diferentes formas de abordar o grupo, e ainda como a família se
integra nos projetos da sala. Esta foi uma das grandes aprendizagens
adquiridas neste contexto, tal como a forma como as crianças aprendem
mais facilmente quando as próprias famílias participam no
desenvolvimento das suas capacidades e conhecimentos.
Por fim, retiraram-se algumas conclusões relativamente ao estudo
concretizado, aos contextos e ao que cada um transmitiu enquanto
aprendizagens e vivências a relembrar e levar para a vida futura. A
maior conclusão retirada deste estudo foi precisamente o facto de se
conseguir captar a evolução das aprendizagens das crianças através do
uso de diferentes técnicas nas artes.
Description
Keywords
Aprendizagem Artes Visuais Conhecimento Criação Educação de Infância Educação Pré-escolar