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- Da Teoria à Prática em Educação de Infância. ANALISAR(TE): Comunicar e Criar Aprendizagens Através das ArtesPublication . Antunes, Ana Margarida Baptista; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pertencente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. O seu objetivo principal é mostrar vivências colhidas nas diferentes Práticas Pedagógicas, em cada um dos contextos atribuídos, demonstrando, ainda, um estudo incidindo sobre as aprendizagens adquiridas através de criações de cariz artístico. Este relatório encontra-se, assim, dividido em três partes. Na primeira parte do relatório é apresentada uma dimensão reflexiva relativamente à Prática Pedagógica em contexto de creche. Este capítulo inclui uma breve caracterização do contexto e das crianças pertencentes ao mesmo, aprendizagens adquiridas pelas crianças e pelos adultos, e algumas competências significativas a ter em conta. Neste contexto foi possível reconhecer dificuldades e torna-las em aprendizagens, como a transformação de dúvidas em confiança e a observação atenta do grupo e das suas necessidades. A segunda parte refere-se ao contexto de jardim-de-infância de rede privada, e encontra-se subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata uma breve dimensão reflexiva, devidamente fundamentada, acerca das aprendizagens obtidas pelas crianças através das artes visuais, explicando pontos como os comportamentos das crianças perante certos momentos e situações artísticas criadas pelas mesmas. Aqui foi possível adquirir aprendizagens relativamente à criação e implementação de projetos de acordo com as necessidades e interesses demonstrados pelas crianças. O segundo abrange o estudo proveniente das experiências vivenciadas e resultados recolhidos no mesmo contexto, de forma a se perceber como as artes visuais influenciam as aprendizagens adquiridas pelas crianças. Com este estudo aprendeu-se a colocar questões ao grupo selecionado e a observar a evolução nos conhecimentos de cada criança através das suas respostas. Numa terceira parte apresenta-se um capítulo com uma dimensão reflexiva, que diz respeito à Prática Pedagógica em contexto de jardimde- infância de rede pública. Este último capítulo refere assuntos como a breve caracterização de um jardim-de-infância em contexto público, as diferentes formas de abordar o grupo, e ainda como a família se integra nos projetos da sala. Esta foi uma das grandes aprendizagens adquiridas neste contexto, tal como a forma como as crianças aprendem mais facilmente quando as próprias famílias participam no desenvolvimento das suas capacidades e conhecimentos. Por fim, retiraram-se algumas conclusões relativamente ao estudo concretizado, aos contextos e ao que cada um transmitiu enquanto aprendizagens e vivências a relembrar e levar para a vida futura. A maior conclusão retirada deste estudo foi precisamente o facto de se conseguir captar a evolução das aprendizagens das crianças através do uso de diferentes técnicas nas artes.