Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Franco, Alexandra Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T13:14:04Z | |
dc.date.available | 2022-07-08T13:14:04Z | |
dc.date.issued | 2022-02-08 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte – dimensão reflexiva – revela um retrato pessoal e fundamentado das práticas pedagógicas frequentadas no decorrer dos diferentes contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico). São evidenciadas as aprendizagens concretizadas ao longo das mesmas, assim como os desafios que surgiram no decorrer de todo o processo educativo. A segunda parte – dimensão investigativa – apresenta um estudo de caso realizado no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo foca o contributo dos jogos matemáticos no desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, seguindo uma abordagem qualitativa e interpretativa. A técnica de recolha de dados privilegiada foi a observação participante, com recurso a instrumentos como os registos audiovisuais e entrevistas, pelo que a análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os alunos recorrem mais ao cálculo por contagem e ao cálculo estruturado, através da aproximação à dezena. Por outro lado, os alunos associaram a implementação dos jogos a diversão, mas também a aprendizagem, o que contribui para a promoção de atitudes positivas face à matemática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203034996 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7349 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Cálculo mental | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o contributo de jogos matemáticos para o desenvolvimento do cálculo mental e de atitudes favoráveis à matemática, no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática Pedagógica_Alexandra Franco.pdf
- Size:
- 4.39 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: