Repository logo
 
Publication

Pintura e Arquivo rumo a uma ecologia das imagens

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Celso da Cruz
dc.contributor.advisorGaudêncio, Susana Cristina
dc.contributor.authorMarques, Miguel Ângelo Abreu
dc.date.accessioned2023-04-27T18:25:19Z
dc.date.available2023-04-27T18:25:19Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.description.abstractNo meu processo pictórico trato imagens sobre as quais uso uma metodologia de desvio. É o resultado de uma interrogação sobre o modo como olhamos para as imagens e de como elas nos atingem na hipermodernidade. Que sentido faz hoje criar imagens e que sentido tem fazê-lo através da pintura ou do desenho? Para mim, essa é uma pergunta que se desdobra em várias camadas, tendo como ponto de partida o que pode ser produzir imagens na contemporaneidade. No meu ponto de vista, esta premissa só́ pode ser desenlaçada tendo em conta a história da imagem e os contextos de uma literacia visual própria, é hoje mais fundamental do que nunca pensar as questões da nossa relação enquanto seres visuais, com a Imagem. Ainda mais importante é um pintor na contemporaneidade pensar o porque cria imagens. Não podia deixar de aproveitar este documento para o fazer, pois este é indissociável do trabalho prático. Questionar-me a mim mesmo sobre o porquê de ser relevante continuar a produzir pinturas e continuar a povoar este mundo com as minhas imagens? O que é que as minhas imagens e o meu processo querem dizer a quem as vê? Ao mesmo tempo, atirar para o que há de vir pontos de interrogação que continuarão a fazer parte do meu processo de pintura. No primeiro capítulo debruço-me sobre as questões da imagem hoje, na era do consumo e produção massiva de imagética pensando no ser humano enquanto ser que vê, bem como na forma como este é constantemente afetado por inúmeros acontecimentos e coisas que vê, num segundo capítulo questiono o que podemos hoje entender por apropriação de imagens e como podemos situar a sua genealogia na era do arquivo global e de todas as disponibilidades bem como qual a possibilidade de uma imagem emergir do fluxo visual, criar espanto, estancar a nossa atenção, enunciar um futuro. Num capítulo final examinar as razões que estão subjacentes a esse desvio por mim produzido, os meandros e jogos da minha pintura. Esta sentido esta investigação passará por uma análise sobre as políticas da imagem e a sua relação com o processo de trabalho, tendo como finalidade refletir sobre pintura.pt_PT
dc.identifier.tid203282701pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8467
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectArquivopt_PT
dc.subjectEcologiapt_PT
dc.titlePintura e Arquivo rumo a uma ecologia das imagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Artes Plásticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
miguel_angelo_marques_Pintura e Arquivo rumo a uma ecologia das imagens_FINAL.pdf
Size:
21.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: