Repository logo
 
Publication

Eficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense realizada a estudantes de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Outras Ciências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorDixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
dc.contributor.authorRibeiro, Gonçalo Pedro de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-29T13:44:09Z
dc.date.available2016-06-29T13:44:09Z
dc.date.issued2016-05-30
dc.description.abstractEnquadramento: As ciências forenses têm um papel na sociedade atual cada vez mais relevante, na articulação entre o papel dos profissionais de saúde na preservação de provas e vestígios forenses e a aplicação da justiça. Os enfermeiros são muitas vezes os primeiros a contactar com as vítimas. Numa perspetiva de cuidados globais à vítima, necessitam de conhecimentos adequados em ciências forenses. Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense realizada em estudantes de enfermagem na melhoria dos conhecimentos sobre práticas forenses e as práticas de enfermagem a realizar perante situações forenses. Métodos: Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, sem grupo controlo, realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 84 estudantes do 3º e 4º ano do CLE. A amostra é constituída por 85,7% indivíduos do género feminino, com uma média de idades de 22,8±3,9 anos. Aplicou-se o QGEF e QCPEF, construídos por Cunha & Libório (2012) e o QPESF (Ribeiro & Dixe, 2016) baseado em três casos clínicos, construído pelos investigadores, antes e após a realização de um Curso Breve em Enfermagem Forense. Resultados: 98,8% dos participantes no estudo referem não ter recebido formação sobre enfermagem forense no CLE e 100% nunca realizou qualquer trabalho nesta área. Destes 97,6% não assistiram a situações que envolviam a colheita e preservação de provas forenses durante os estágios e 97,6% estudantes referem ser importante ou muito importante existência de enfermeiro forense em Portugal, bem como 96,4% referem a intervenção do enfermeiro forense como importante ou muito importante. Relativamente aos conhecimentos sobre práticas forenses num total de 74 questões verificamos que os valores após a formação (69,15±3,05) foram melhores que os obtidos antes da formação (62,95±4,47). Em relação aos conhecimentos sobre práticas de enfermagem a realizar perante situações forenses, num total de 49 questões, verificase que se obtém resultados superiores à mediana tanto no T0 (32,19±3,45) como no T1 (39,01±3,14), podendo pois dizer-se que a intervenção estruturada foi eficaz na melhoria das duas variáveis em estudo. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram a importância da frequência de formação específica em Enfermagem Forense, tendo os estudantes participantes no estudo melhorado os seus conhecimentos em práticas forenses e nas práticas de enfermagem forense a realizar em situações forenses.pt_PT
dc.identifier.tid201202565pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1940
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências forensespt_PT
dc.subjectConhecimentospt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectEnfermagem Forensept_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.titleEficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense realizada a estudantes de enfermagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gonçalo Ribeiro Eficácia de uma Intervenção Estruturada de Enfermagem Forense realizada a Estudantes de Enfermagem (Ribeiro, 2016)..pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: