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Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Matos, Rui Manuel Neto e | |
dc.contributor.author | Serrão, Sandra Isabel Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T15:37:33Z | |
dc.date.available | 2021-08-12T15:37:33Z | |
dc.date.issued | 2021-07-22 | |
dc.description.abstract | O interesse em torno do desenvolvimento de carreiras duplas, nomeadamente no que se refere à conciliação do percurso escolar e académico com o desempenho desportivo, tem vindo a emergir e a entrar, cada vez mais, em discussão pública e na ação política, indo ao encontro das recomendações emanadas pela União Europeia. O reconhecimento de que as medidas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento/seleções nacionais, previstas no Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, têm-se revelado insuficientes para fazer face a todos os requisitos necessários à prossecução dos objetivos dos alunos-atletas, baseando-se na experiência recolhida ao longo dos anos, evidencia a necessidade de implementar medidas que visem melhorar e facilitar o ambiente e o percurso escolar dos alunos-atletas. O surgimento de novos diplomas legislativos, com o estabelecimento do estatuto do estudante atleta do ensino superior por um lado, e a criação das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola por outro, vem preconizar a aplicação de novas medidas que visam reconhecer e valorizar a conciliação na carreira dupla. Neste âmbito, o estudo agora apresentado tem como principal finalidade conhecer as condições de execução das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas, enquanto programa nacional, e averiguar da continuidade dos apoios aí consignados ao nível do ensino superior. Desenvolveu-se uma metodologia qualitativa de investigação, recorrendo à análise documental e à entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do presente estudo, e de acordo com as recomendações emanadas pelas instituições europeias, apontam para a existência de melhorias significativas nos apoios aos alunos-atletas do ensino básico e secundário com o desenvolvimento do programa UAARE, com resultados positivos consideráveis na criação de condições para a conciliação da atividade escolar com a prática desportiva. No que se refere ao ensino superior, os dados indicam que as alterações introduzidas pela mais recente legislação limitar-se-ão ao alargamento do leque de estudantes atletas que podem usufruir do respetivo estatuto e à uniformização de um conjunto de direitos mínimos facilitadores do acesso à prática desportiva, incentivando à participação em competições enquadradas em contexto desportivo do ensino superior. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202756408 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6093 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Estatuto Estudante atleta | pt_PT |
dc.subject | Atleta | pt_PT |
dc.title | Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola | pt_PT |
dc.title.alternative | conciliar carreira desportiva com educação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
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