Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
24.76 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Tem como intenção, essencialmente, tornar
visíveis as aprendizagens mais significativas vivenciadas nos diversos contextos da Prática de Ensino Supervisionada.
Numa primeira parte, designada de dimensão reflexiva, foi contemplada a partilha de experiências em contexto de creche e de jardim de infância I e II. Considerou-se indispensável iniciar com uma reflexão sobre a criança, o educador e o brincar na infância, o contributo dos tempos, espaços e materiais no desenvolvimento e aprendizagem da criança, o percurso realizado entre a observação e a avaliação e, por último, a relação creche-criança-família. Foram explorados tópicos sobre o brincar com a oralidade e com a escrita e, por fim, o percurso realizado entre a observação e a avaliação, nos dois contextos de jardim de infância. Para finalizar, revisitámos alguma literatura sobre a Abordagem de Projeto em contextos de Educação de Infância, como
também apresentámos, em jeito de partilha e reflexão, os momentos vivenciados no decorrer do projeto. Procurámos ainda evidenciar as fases que o contemplaram e as aprendizagens que emergiram com a sua
implementação. Com o início das práticas, percebemos que é fundamental que todos os educadores tenham conhecimentos práticos e teóricos sobre os fundamentos e os princípios que sustentam a pedagogia da primeira infância. A vivência diária com crianças no contexto de creche, possibilitou a (re)significação da conceção da criança. Hoje, olhamo-la como um ser competente. A criança em creche participa ativamente no
seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e, por isso, tem agência neste percurso. Aprende, descobre e desafia-se, diariamente, de forma autónoma, em interação e relação com o outro. Vivenciar dois
contextos de jardim de infância, ajudou-nos a compreender que a Educação Pré-escolar não é uma preparação para a escolaridade obrigatória. Mais importante do que proporcionar o contacto com letras
e números, os educadores devem privilegiar, acima de tudo, a vinculação com cada criança, a sua felicidade e o seu bem-estar.
A segunda parte, designada dimensão investigativa, diz respeito a um estudo desenvolvido no contexto de jardim de infância II, no 3.º semestre do mestrado. Com este ensaio investigativo foi nossa intenção conhecer com maior profundidade a avaliação na Educação Pré- Escolar, nomeadamente a implementação de uma avaliação alternativa e autêntica, dando enfoque ao papel do educador, da criança e da família
neste processo de partilha. Procurou-se desconstruir o conceito de avaliação, identificar e conhecer diferentes instrumentos de avaliação e perceber como se pode construir e implementar um portefólio, em
contexto de jardim de infância. Ao analisar os dados, percebemos que a avaliação que se preconiza na
teoria de referência, não corresponde à que se praticou nos contextos que conhecemos. Constatou-se ainda que, quando as crianças se envolvem, verdadeiramente, no seu processo de desenvolvimento e
aprendizagem, nomeadamente na construção de um recurso de avaliação, são mais felizes, autoconfiantes, conscientes, interessadas, motivadas, questionadoras e reflexivas. Também se percebeu que um portefólio deve refletir a evolução da criança em todas as dimensões, de forma sistemática, partilhada e autêntica.
Description
Keywords
Avaliação Educação Pré-escolar Investigação Portefólio Aprendizagem